Mutirão de saúde atenderá usuários do SUS no Centro Capuchinhos






Um mutirão de atendimentos em saúde, com consultas oftalmológicas, odontológicas, fisioterapeutas e exames laboratoriais, está disponível aos cidadãos de 15 a 19 de maio. A ação acontece no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate, dos frades capuchinhos, e é resultado da parceria entre a instituição e o Governo do Amapá.

Os atendimentos ocorrerão durante toda a semana, com exceção do odontológico, que será disponibilizado nos dias 17, 18 e 19, de 8h até as 19h. Para o mutirão, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disponibilizou três médicos oftalmologistas para dar suporte nesta que é a especialidade com maior demanda.

Segundo o titular da Sesa, Gastão Calandrini, a expectativa é de realizar cerca de dois mil atendimentos oftalmológicos. "O público-alvo aqui são os usuários que estão tendo dificuldades no acesso dessa especialidade na rede pública. Para não deixar essas pessoas desassistidas, decidimos fazer esse mutirão, que deve atender cerca de duas mil pessoas", explica.

Mesmo com o mutirão destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde, o atendimento realizado pelos capuchinhos ocorrerá normalmente. "Nossa orientação é que as pessoas que já fazem tratamentos aqui não faça os atendimentos ofertados pelo mutirão. Estamos fazendo isso para aliviar o quanto pudermos a demanda do SUS", explicou a diretora-administrativa do centro, Ivanete Mendez.

Durante a manhã, a maior demanda foi em oftalmologia, que deve ser o serviço mais solicitado até o fim da ação. Dona Aldenora Figueiredo foi uma das que procurou o serviço. "Fiquei sabendo que teria alguns atendimentos aqui e vim. Eu estava com uns exames pendentes e também precisava de uma consulta para avaliar minha vista", comentou.

O mutirão também fortalece a parceria com os capuchinhos na forma do Temo de Fomento, que permite a ampliação dos serviços de saúde oferecidos à população, pela entidade sem fins lucrativos.

Por: Elmano Pantoja / Foto: Diego Farias

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO