3 mil pessoas foram vacinadas contra sarampo em ação do Estado



Com a meta estipulada pelo Ministério da Saúde de alcançar imunização de 95% da população contra o sarampo, o Estado promoveu ações em locais de grande concentração durante os últimos dias.

 

A ideia consistiu em levar doses da vacina até shoppings e universidades, visando atingir pessoas na faixa etária de 5 a 59 anos. Depois de 6 dias intensos de ação, mais de 3 mil pessoas foram vacinadas na capital, Macapá.

A ação, que é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) – órgão estadual – prossegue nesta terça-feira, 10, na vez da Universidade Estadual do Amapá.

Unifap

 

Nos dias 4 a 6 as ações se concentraram na Universidade Federal do Amapá (Unifap). A ação teve parceria da própria universidade, que contou com os acadêmicos dos cursos da área da saúde para ministrar, aproximadamente, 1 mil vacinas em acadêmicos, professores e comunidade acadêmica em geral.

Vacinas nos shoppings

De 5 a 8 de março, as ações ocorreram nos principais shoppings de Macapá. A adesão foi significativa: 2 mil pessoas, que receberam a dose no shopping Villa Nova, Macapá Shopping e Garden Shopping.

 

“O objetivo destas ações foi facilitar o acesso às pessoas que não têm tempo de buscar atendimento nos postos de saúde nos horário de serviço”, afirmou a chefe da Unidade de Imunobiológicosda SVS, Andrea Marvão.

Doença

Sarampo é uma doença perigosa, que pode causar a morte, mas pode ser evitada com a vacina. A tríplice viral protege também contra a caxumba e rubéola, e é oferecida gratuitamente em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e faz parte do calendário das vacinas.

 

Por: Nathanael Zahlouth /  Foto: Alessandro Veloso/SVS

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL