O que mudou nas UBS´s de Macapá durante a pandemia de Coronarívus. Acompanhe.

Compartilhe:





Como parte de uma série de medidas preventivas de combate à proliferação do Coronavírus, o prefeito Clécio Luís deu continuidade às ações que vêm sendo adotadas pela Prefeitura de Macapá. Nesta quarta-feira, 25, foi assinado o Decreto nº 1712/2020, que dispõe sobre as responsabilidades, ações e normatizações para o funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde e os serviços disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde. O objetivo é reduzir a circulação e aglomeração de pessoas na capital amapaense.

O decreto define os atendimentos de urgência e emergência da seguinte forma: UBS Lélio Silva e Marcelo Candia permanecem com atendimento 24 horas, ficando como referência para urgência e emergência clínica; sintomáticos respiratórios; coleta de material biológico para Covid-19. Já as UBS’s Rubim Aronovitch e Pedro Barros ficam como referência somente para atendimento de urgência e emergência e sintomáticos respiratórios até meia-noite.

Para realizar a atenção primária, as unidades São Pedro, Congós e Brasil Novo passam a atender somente grávidas, crianças até cinco anos, hipertensos e diabéticos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h. As demais unidades irão fazer somente o atendimento clínico em casos de pacientes sintomáticos respiratórios e, havendo necessidade, o encaminhamento para a coleta de exame em um dos postos de referência.

No decreto também é definida a suspensão, a contar de 23 de março, das consultas de rotina, coletas de PCCU, ultrassonografias, atendimento odontológico, grupos terapêuticos (tabagismo, idosos, gestantes, crianças, adolescentes, hipertensos e diabéticos), acompanhamento dos beneficiários do Bolsa Família, bem como as visitas domiciliares dos agentes comunitários de saúde, de endemias, equipes de ESF e Nasf.

A Prefeitura de Macapá adota diversas medidas como forma de prevenção e proliferação do Covid-19 antes mesmo do primeiro caso ser confirmado pelo Instituto Evandro Chagas. Todos os decretos municipais de prevenção e combate ao Coronavírus podem ser acessados pelo endereço eletrônico http://macapa.ap.gov.br/coronavirus/decretos/.

 

Jamile Moreira

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Sade