Operação Gota realiza vacinação em comunidade de difícil acesso do AP






O Governo do Estado do Amapá atua por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) em uma ação de vacinação que atenderá comunidades de difícil acesso nos dias 17, 18 e 19 de setembro.

A “Operação Gota”, realizada junto com o Ministério da Defesa, profissionais da Saúde Indígena e prefeitura de Amapá, levará atendimentos para crianças, adultos e idosos de aldeias indígenas e para cerca de 500 moradores em 120 residências no Distrito do Sucuriju, comunidade próxima do município de Amapá, distante 302 quilômetros da capital Macapá.

De acordo com Andréa Marvão, coordenadora da divisão de imunobiológicos da SVS, o objetivo da ação é levar ações de saúde e intensificar a imunização em comunidades de difícil acesso.

“A Operação Gota é parte do programa nacional de imunização, do Ministério da Saúde. Tivemos uma reunião no início do ano com os profissionais da área indígena do Estado e representantes na área de imunização. Naquele momento, foi identificado o distrito do Sucuriju como uma área de difícil acesso para levar as ações de vacinação. São 18 horas de barco para chegar até a comunidade e isso depende da maré”, explicou Andréa Marvão.

No distrito do Sucuriju, além da vacinação serão ofertados outros serviços de saúde, como consultas médicas e odontológicas. A SVS abastecerá a equipe de profissionais do Município com mais de 20 tipos de vacinas. A aeronave do Ministério da Defesa sairá de Amapá, junto com os profissionais que executarão a ação.

Na segunda-feira, 4, o secretário de Saúde de Amapá, Adervan Frans Mira, participou de uma reunião com a SVS para definir como a operação ocorrerá.

Operação Gota

Iniciada em maio deste ano, a Operação Gota leva vacinação até as populações ribeirinhas, rurais e indígenas de oito distritos de Saúde Indígena (DSEI) dos Estados do Amazonas, Pará, Amapá e Acre.

Ao longo de seis meses, estão sendo realizadas 16 missões, distribuídas em 157 dias e 488 horas de voo.

 

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO