Bloco 1 do Hospital Universitário inicia atendimentos aos pacientes da COVID-19

Compartilhe:





O Covid/HU, batizado assim pelo governo do Amapá, começa a funcionar com 104 leitos. Serão 30 de UTI e 52 clínicos onde atuará um efetivo de 261 profissionais de saúde.

 

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) começa a receber pacientes acometidos pela covid-19 nesta sexta-feira, 5. Previsto para ser inaugurado oficialmente até o final do ano, a abertura do hospital teve que ser adiantada para reforçar a rede pública de saúde no combate a doença provocada pelo novo coronavírus. A iniciativa foi possível devido à assinatura do Termo de Cessão de Uso assinado, em 8 de maio, pelo reitor, Prof. Dr. Júlio Sá, e o governador do estado do Amapá, Waldez Góes.

O governo informou que o bloco 1 do Hospital Universitário (HU-UNIFAP) terá 109 leitos no total. Desses, 7 leitos de pediatria (ala pediátrica), 4 para indígenas (ala indígena), 16 leitos para renais crônicos  (nefrologia), 30 leitos de UTI e 52 leitos clínicos. Serão 261 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos. Com a equipe de apoio, formada por profissionais de limpeza, segurança e administrativo somam-se, aproximadamente, 400 servidores.

O presidente do senado, Davi Alcolumbre, foi o responsável por articular, junto ao Governo Federal, equipamentos, profissionais de saúde e insumos para o início do funcionamento. O Termo de Cessão de Uso prevê o funcionamento do espaço, cedido pela UNIFAP ao governo, por três meses, mas pode ser prorrogado, mediante termo aditivo, assinado em comum acordo entre as partes. 

 

COVID-19 no Amapá

Até as 16h de ontem, 4, a plataforma (painel.corona.ap.gov.br) do governo do Amapá mostrava que a taxa de ocupação de leitos do estado é superior a 90%. Os leitos clínicos encontram-se com lotação de 97,84% e de UTI 98,84%. Até ontem, foram confirmados 11.551 casos de covid-19 no Amapá, com 254 óbitos e 8.582 casos suspeitos. O boletim do GEA é atualizado todos os dias, a partir das 15h. 

 

Coletiva

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), junto aos ministros da Saúde, Eduardo Pazuello, e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, além do governador Waldez Góes e representantes da UNIFAP, irão conceder entrevista à imprensa hoje, 5, às 15h. Na oportunidade, será apresentada a comitiva com mais 25 profissionais cedidos pelo ministério da Saúde, através do “Programa Brasil Conta Comigo”, que iniciarão as atividades no “Bloco I”, que é o espaço destinado pela UNIFAP. A bancada federal do Amapá também acompanhará a entrega da Unidade. 

 

Com informações da SECOM/GEA / Foto: reprodução Chicoterra.com

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA Saúde