Semsa realiza momento de integração e lazer a grupos de idosos






A manhã desta terça-feira, 12, foi recheada de atividades aos grupos de idosos das UBS’s Coração, Marabaixo e Rosa Moita. Eles são assistidos pelas equipes de Saúde da Família e Nasf, que realizaram uma manhã de confraternização entre os profissionais e usuários. Durante a programação, que aconteceu no Centro Comunitário do bairro Nova Esperança, os idosos participaram de atividades físicas, dança, sorteio de brindes e café da manhã.

É no envelhecimento que as relações sociais tendem a diminuir e os grupos de convivência são importantes nesse processo, pois buscam interagir e compensar o vazio social, virando um espaço de apoio para a superação das dificuldades e para promoção da qualidade de vida. “A gente vê pelos depoimentos, que eles ficavam muito tempo em casa, aparentemente sem importância, e chegam aqui com suas experiências de vida mostrando cada dia uma emoção nova. É visível a evolução deles, e confraternizar ajuda a estreitar os laços de confiança que ajudam na evolução do trabalho”, disse a psicóloga Regina Trindade.

Dentro dos grupos, os serviços são diversos. Eles recebem sessões de fisioterapia, alongamento e relaxamento, acompanhamento nutricional, além de fonoaudiólogo e psicólogo. Tudo voltado para o mesmo objetivo: promover a saúde da pessoa idosa, já que todos os frequentadores possuem doenças crônicas como diabetes e hipertensão. 

O acompanhamento faz toda a diferença na vida dos participantes. Uma delas é a Jandira Silva, que há seis meses trata com fisioterapia a limitação de alguns movimentos. “Eu vim por questão de qualidade de vida, e encontrei o que eu precisava. Já estou aqui no grupo há seis meses e os problemas de locomoção que eu tinha praticamente não existem. Eu era uma pessoa que não conseguia subir escadas e hoje subo, desço e ainda danço”, comentou animada.

Os grupos sempre estão abertos a novos participantes que estejam interessados em ganhar qualidade de vida. Para fazer parte basta procurar uma UBS para informações sobre os dias de atendimento.

Jamile Moreira

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO