Terça-Feira, 30 de novembro de 2021.

A nossa percepção pode afastar pessoas incríveis

“Importe-se com a essência dos que estão à sua volta, mais do que com os títulos que carregam. Há verdades ocultas que, por diferentes razões, são mantidas escondidas. Mas, não desista de descobrir quem realmente são. Você pode se surpreender” (Maiara Pires).

Hoje escrevo para resgatar um trechinho de uma das conversas que tive com a @mariaglima_ numa das nossas lives, no Instagram, e que considero crucial atentarmos. Trago esta reflexão, ao lembrar da frase que inicia esse texto que escrevi quatros anos atrás.

Numa dessas conversas, Maria disse assim: “A nossa percepção pode afastar pessoas incríveis”.

Estávamos comentando que todo ser humano é incrível, mas que essa visão pode ser ofuscada pela forma como percebemos o outro - a famosa primeira impressão.

Só que o detalhe que não prestamos atenção é que o outro pode ter passado por algumas situações na vida que o fizeram gerar uma percepção ruim sobre o que vivenciou e passa a ter determinado comportamento.

Por causa disso, essa pessoa pode ter desenvolvido uma característica de pessoa chata, ranzinza, abusada e etc.

“E aí quando eu olho pra esse comportamento de forma rasa, eu tenho uma percepção e posso, muitas vezes, me afastar. Com isso, não me dou a oportunidade de conhecer a fundo essa pessoa e descobrir como ela é incrível”, reforça Maria.

Já quando paramos para sentar e entender a história de vida daquela pessoa, tudo o que ela passou e a conclusão que tirou sobre aquela vivência, aí sim nos damos essa oportunidade de conhecer melhor o outro e mudar a primeira impressão que tivermos tido.

O mesmo vale para os títulos que tantas pessoas carregam. Aquele “rótulo” não diz absolutamente nada sobre o verdadeiro “eu” de cada um.

Encerro esse escrito fazendo um convite para todos nós não desistirmos de conhecer e se surpreender com a verdadeira essência dos que estão à nossa volta.

Já falei por aqui que todo ser humano é um baú. Então, vamos descobrir esses tesouros escondidos!

Até mais!

Categoria artigos, articulista

Maiara Pires

Jornalista; escritora; coautora dos livros "Como a PNL mudou minha vida" e "Mudança de Carreira", da Editora Leader; coordenadora do livro "A Hora da Verdade - O novo brotar", de autoria do Bispo Luciano Nascimento e Bispo Fábio Saraiva e autora do blog asabedoriadoalto.com. Aqui na coluna escrevo sobre comportamento, saúde mental, desenvolvimento humano, educação, comunicação e ensinamentos de Cristo.




Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA DO ARTICULISTA

Vitrine de Ofertas!


Variados produtos e melhores ofertas aqui direto das melhores lojas online.