Bolsistas apresentam pesquisas na VII Jornada Científica da Embrapa Amapá


Os trabalhos serão apresentados nesta quinta, 14/10, em plataforma digital.


Como parte da programação da VII Jornada Científica da Embrapa Amapá, serão apresentados nesta quinta-feira, 14/10, nos períodos da manhã e tarde, dados referentes a estudos desenvolvidos por estagiários e bolsistas orientados por pesquisadores da Embrapa, vinculados ao PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). Este programa é custeado com recursos do Programa de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). O evento será transmitido nos seguintes links: meet.google.com/ewk-rijv-xrh (8h30 às 12h); e meet.google.com/ajr-dkbw-xdw (14h30 às 18h).

A carreira da maioria dos pesquisadores científicos começou por meio de estágios em projetos de Iniciação Científica desde a época da graduação. Na Embrapa, as oportunidades são oferecidas em várias áreas do conhecimento. No início dos anos 2000, a Iniciação Científica dava os primeiros passos na Embrapa Amapá, com uma média de dois acadêmicos apresentando trabalhos a cada ano. A atuação de um grupo de pesquisadores no quadro de orientadores, no Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e também de forma intensiva nas programações de palestras e cursos junto a diversos cursos de graduação da área correlata à Embrapa, ampliou o interesse dos alunos em realizar Iniciação Científica no escopo das pesquisas agropecuárias. A partir de 2005 houve um aumento considerável de acadêmicos vivenciado a rotina dos laboratórios e campos experimentais, passando da média de dois alunos/anos para 15, contribuindo de forma expressiva para a obtenção dos resultados e entregas de pesquisas para o desenvolvimento do Amapá. 

Aluna de Ciências Ambientais da UnifapLauane Monteiro Costa, participa da Jorcea pela terceira vez e destaca benefícios em vários aspectos em oportunidades como esta. “Uma das vantagens é que passamos a ter trabalhos científico publicados e isso consequentemente vai enriquecer o currículo, aumentando a chance de aprovação em seleção em mestrado e também no mercado profissional”Nesta VII Jornada Científica, ela vai apresentar resultados de um estudo que tem como objetivo avaliar adubação mineral no cultivo de açaizeiro no cerrado amapaense, sob orientação do pesquisador Nagib Melém.     

A partir das 10h30 da próxima sexta-feira, 15/10, o rankeamento dos trabalhos dos acadêmicos será divulgado em transmissão no canal da Embrapa no Youtube (www.youtube.com.br/embrapa), após classificação conforme os critérios que incluem contextualização do tema, clareza, segurança e objetividade, metodologia adequada para o alcance do objetivo, terminologia técnica adequada. 

A VII Jornada Científica da Embrapa Amapá (Jorcea) também traz este ano palestras de pesquisadores sobre temas conectados com os desafios e oportunidades para pesquisa, desenvolvimento e inovação que atendam demandas regionais. O evento é totalmente on line, realizado no período de 13 a 15 de outubro, com parte das apresentações transmitidas pelo canal da Embrapa no Youtube.  A programação completa e outras informações estão no site do evento: http://app.cpafap.embrapa.br/jorcea2021.

 

Dulcivânia Freitas (DRT-PB 1.063/96)

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO