Cultura

"É um privilégio representar um personagem tão importante", diz cavaleiro que atuará como Atalaia na Festa de São Tiago


João Marcos Videira, de 31 anos, foi escolhido para ter um papel de destaque durante a programação da tradicional festa.


Com o apoio do Governo do Amapá, a tradicional Festa de São Tiago, que celebra a história de um soldado que lutou contra os mouros, será realizada no município de Mazagão, de 16 a 28 de julho. A festividade comemora 247 anos, reunindo elementos culturais e religiosos, numa mistura de cavalhadas e teatro a céu aberto.

O cavaleiro João Marcos Videira, de 31 anos, foi escolhido por sorteio, em agosto de 2023, para contar a história de Atalaia. Nascido no município, Videira relata que foi tomado pela emoção ao saber que teria o privilégio de representar uma figura tão importante no contexto histórico da Vila de Mazagão Velho.

“É uma sensação inexplicável, com vários sentimentos se misturando: felicidade, responsabilidade, respeito e gratidão. Ser um dos escolhidos para ajudar a contar a história dos meus ancestrais é um privilégio. A expectativa é muito grande, mas com o apoio da minha filha e do meu melhor amigo, estou pronto para cumprir minha missão”, ressaltou Videira.

Atalaia foi um oficial da tropa cristã. Um dos momentos mais importantes de sua participação foi o roubo do estandarte da tropa moura, que ele arremessou para o aquartelamento cristão. Em retaliação, ele foi capturado e morto pelos inimigos. 

Segundo o enredo, para assustar os cristãos, sua cabeça foi colocada na ponta de uma lança e exibida como troféu. A batalha final também foi desencadeada pelo não cumprimento do acordo de troca do corpo de Atalaia pela bandeira moura.

 

Tradição Cultural, Festa de São Tiago

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO TIAGO 2024

Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770. Em Mazagão Velho, as batalhas entre mouros e cristãos começaram a ser encenadas em 1777, como forma de resgatar a memória da “Mazagão original”, uma colônia portuguesa no Marrocos, desativada e transferida para o Amapá.

Atualmente, a tradição movimenta a Vila de Mazagão durante 12 dias de programação, que inclui atividades religiosas, encenações teatrais, festas dançantes e atrações artísticas durante o dia, no balneário às margens do rio Mutuacá.

O momento mais aguardado da parte teatral ocorre nos dias 24 e 25 de julho, quando acontecem as representações das batalhas entre mouros e cristãos. Diversos episódios e personagens recontam, todos os anos, uma história de fé e heroísmo. É difícil para os espectadores não se encantarem com a “Entrega dos Presentes”, o Baile de Máscaras, a passagem do “Bobo Velho”, o início da Guerra, a descoberta e morte do Atalaia, a tomada do Estandarte, o Rei Caldeira, o Menino Caldeirinha e as figuras de São Tiago e São Jorge, que consolidam mais de dois séculos e quatro décadas de fé e devoção.

A Festa de São Tiago, que este ano completa 247 anos, ocorre no município de Mazagão com o apoio do Governo do Estado, sendo realizada pela comunidade, por meio do Instituto Cultural que organiza o evento.

 

Por: Ana Anspach

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL