Tradição cultural

"É um bom momento para conseguir renda extra", diz dona de pousada de Mazagão Velho durante a Festa de São Tiago


Maria Luzia, de 58 anos, comemora que todos os quartos de seu espaço estão ocupados. Programação segue até o dia 28 de julho.


Com apoio do Governo do Amapá, a tradicional festa de São Tiago, que acontece na comunidade de Mazagão Velho, iniciou na terça-feira, 16. O evento comemora 247 anos de história, devoção, fé, e também movimenta a economia do estado.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA FESTA DE SÃO TIAGO

A proprietária da pousada São Jorge, Maria Luzia, de 58 anos, ressaltou como a programação, que segue até o dia 28 de julho, é aguardada pelos empreendedores locais e contribui para a geração de renda.

“Iniciamos os preparativos para receber turistas e visitantes ainda em maio, e hoje, os 10 quartos da minha pousada estão ocupados. Com certeza é um bom momento para conseguir renda extra, pois a Festa de São Tiago faz parte do calendário cultural de nosso município”, destacou Maria.

A programação é organizada pela comunidade, por meio do Instituto Cultural e da Comissão Religiosa da Paróquia Nossa Senhora da Assunção de Mazagão Velho. O evento também conta com apoio da Prefeitura de Mazagão.

Festa de São Tiago

Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770. Em Mazagão Velho, as batalhas entre mouros e cristãos começaram a ser encenadas em 1777, como forma de resgatar a memória da “Mazagão original”, uma colônia portuguesa no Marrocos, desativada e transferida para o Amapá.

Atualmente, a tradição movimenta a Vila de Mazagão durante 12 dias de programação, que inclui atividades religiosas, encenações teatrais, festas dançantes e atrações artísticas durante o dia, no balneário às margens do rio Mutuacá.

 

Por: Amelline de Queiroz

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL