53ª Expofeira

Governo do Amapá apresenta unidades demonstrativas agroextrativistas para a 53ª Expofeira


A programação será coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural e terá mostras de cultivos de diversos arranjos produtivos.


Com o lançamento da Central da Expofeira 2024, da 53ª edição da maior feira de negócios do Amapá, iniciou-se também a fase de implantação de diversos serviços administrativos e a apresentação de unidades agroextrativistas voltadas para o produtor rural e a população em geral. Realizada pelo Governo do Estado, a programação será realizada de 29 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. 

A programação será coordenada pelo Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural (Rurap) e conta com uma novidade na unidade demonstrativa: os próprios produtores rurais deverão montar o plantio, enquanto os técnicos extensionistas fornecerão orientações específicas para cada arranjo produtivo.

“Em nosso espaço, vamos montar diversas unidades demonstrativas agrícolas, incluindo hortaliças agroecológicas, hidroponia elevada, sistemas agroflorestais comerciais e de subsistência, suinocultura, piscicultura e outros. Tudo isso será para mostrar como é nosso trabalho no campo”, destacou o diretor-presidente do Rurap, Jorge Rafael.

A unidade da agricultura familiar também oferece a produção e comercialização de açaí, com o beneficiamento do fruto sendo feito na hora, proveniente das áreas ribeirinhas do Amapá. Além desses serviços, haverá uma área externa que apresentará um demonstrativo de pastos e capim, voltado para a pecuária.

“Queremos colocar o agricultor diretamente para realizar as atividades práticas em cada cultura, enquanto os extensionistas ficarão com a parte técnica. Assim, podemos estar mais próximos da realidade. Estamos construindo isso junto com a equipe”, completou  Rafael.

 

Emissão de documentos

Durante os 11 dias da 53ª Expofeira do Amapá, o Rurap disponibilizará uma sala administrativa onde o produtor rural poderá solicitar a inclusão no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar, um documento que dá acesso a todos os agricultores e empreendedores familiares rurais às políticas públicas direcionadas ao segmento.

 

Por: Weverton Façanha

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL