Amapá Digital | Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024.
Governador Clécio Luís participou da programação, que segue neste sábado, 20, na Fazendinha.
Com o tema ‘Natureza para todas as pessoas’, o Governo do Estado promoveu nesta sexta-feira, 19, o primeiro dia da programação que integra a campanha nacional “Um Dia no Parque”, que visa promover a valorização das Unidades de Conservação e a conexão direta das famílias e comunidades com a natureza. A ação aconteceu na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Curiaú, em Macapá.
No Amapá, a programação é coordenada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e segue neste sábado, 20, com exposição de fósseis, trilha ecológica e contemplação do Rio Amazonas. As atividades também são uma forma de incentivar o turismo sustentável, que colabora com a economia local e amplia a conscientização para a necessidade de proteger as APA's.
O governador Clécio Luís participou com a comunidade de um passeio de stand up-padle durante o evento, com saída do deck panorâmico do Rio Curiaú até o empreendimento Flor de Samaúma. Ao todo, o percurso foi de 12 quilômetros e durou 2h30 de contemplação das belezas naturais da fauna e a flora do Amapá.
“A programação é um meio de difundir as belezas naturais do Rio Curiaú e as possibilidades de utilização responsável, racional e sustentável das Áreas de Proteção Ambiental. Além disso, é um momento que promove conhecimento, esporte, lazer, turismo e a preservação do meio ambiente”, enfatizou o governador.
Em sua 7ª edição nacional, o tema da campanha busca sensibilizar turistas, famílias e comunidades a se conectarem com a natureza. Jimmy Rocha, de 47 anos, é apaixonado pelo meio ambiente e destacou que essa é uma atividade de bem-estar e de valorização.
“O passeio pelo Rio Curiaú é um presente da natureza e proporciona bem-estar, cuidado com o meio ambiente e valorização das nossas belezas naturais”, afirmou Rocha.
A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, ressaltou que a campanha é fundamental para promover a visitação, o ecoturismo e o desenvolvimento sustentável nas áreas de proteção.
“Visitar as Unidades de Conservação é um momento único de lazer. É gratificante participar ativamente da campanha, especialmente, por promover o engajamento das pessoas sobre a conscientização ambiental”, frisou Taísa.
Confira a programação na APA da Fazendinha neste sábado, 20:
Preservação ambiental
As APA's do Rio Curiaú e da Fazendinha fazem parte das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, recreação, lazer e na educação ambiental. Além disso, os locais recebem, um uso sustentável por meio de concessões para o manejo florestal, garantindo os direitos das comunidades tradicionais.
Durante o passeio é proibido coletar plantas, flores, sementes, parte de animais, minerais, artefatos arqueológicos ou históricos. Caçar, capturar ou perseguir animais silvestres, e captar fotos ou vídeos para fins comerciais, sem prévia autorização da Sema, também é ilegal.
Por: Alexandra Flexa
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL