Amapá Digital | Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024.
A programação teve como objetivo proporcionar aos moradores um momento de conhecimento, entretenimento, cultura e lazer.
O Governo do Amapá proporcionou uma sexta-feira animada, no dia 19, para um grupo de idosos que moram no Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá. Cerca de 40 pessoas, com mais de 60 anos participaram de uma visita guiada ao Museu Sacaca, sendo que alguns deles conheceram o espaço pela primeira vez.
A programação, organizada pela Secretaria da Habitação, em parceria com a equipe do Plantão Social do habitacional, teve como objetivo proporcionar aos moradores um momento de conhecimento, entretenimento, cultura e lazer, além de resgatar memórias afetivas do grupo.
A dona de casa, Maria Raimunda, relembrou de sua mãe, que foi parteira, ao visitar o museu, na “Casa das Parteiras”.
“Estou muito emocionada. É a primeira vez que participo de um passeio assim, junto com meus vizinhos. Aqui na Casa das Parteiras, pude relembrar da minha mãe, que foi parteira até os 102 anos de vida. Que lugar lindo! Quero agradecer por essa oportunidade”, ressaltou Maria.
Segundo o coordenador da equipe de Plantão Social das etapas 3 e 4 do Residencial Miracema, Max Rodrigues, a iniciativa ajuda na interação social dos moradores.
“Essa iniciativa faz parte das atividades do Plantão Social, um equipamento ligado à Secretaria da Habitação, que busca promover a participação e a inserção social das famílias, em articulação com as demais políticas públicas no estado”, frisou Rodrigues.
Quem também aproveitou a oportunidade de reviver memórias foi a moradora do Residencial Miracema, Rosana Ferreira.
“Consegui viajar no tempo com esse passeio. Sou do tempo do bar caboclo. Revivi minhas memórias em muitos momentos aqui dentro do museu. Gostei muito desse passeio e espero que agendas como essa possam ocorrer mais vezes. Parabéns ao Governo do Amapá e a toda a equipe da Secretaria da Habitação”, declarou Rosana.
A visita foi monitorada pelas equipes do Museu Sacaca e do Plantão Social. Os visitantes também tiveram a oportunidade de participar de uma roda de conversa chamada “Relato de Experiência”, onde puderam falar, de forma descontraída, sobre desafios e vivências.
Por: Amelline de Queiroz .Colaboradores: Thaysa Ruanne
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL