Amapá Digital | Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024.
As disputas pelo melhor peixe, que reúnem pescadores esportivos de todo o estado, ocorre na orla de Porto Grande.
O Governo do Amapá deu início ao 1º Porto Pesque, na sexta-feira, 19, no município de Porto Grande. Com 35 equipes participantes e mais de 100 competidores, o evento movimentou a economia local e agitou a noite de quem esteve presente.
A programação é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e pelo Instituto de Cooperação, Desenvolvimento Humano e Social (Codhes), com recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Lorran Barreto.
As disputas pelo melhor peixe, que reúnem pescadores esportivos de todo o estado, ocorre na orla do município e conta com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) do Amapá. No local, os pescadores também poderão realizar a inscrição e renovação da Carteira de Pescador e Arrais-Amador.
“Esse é mais um momento para fortalecer a economia, uma oportunidade de fomentar e gerar emprego e renda. Além disso, estamos atraindo pessoas para visitar e conhecer a nossa região, gerando entretenimento e promovendo a pesca esportiva, um dos grandes potenciais do estado”, ressaltou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.
Segundo o diretor do Codhes no Amapá, Luiz Rocha, além de movimentar a economia, o objetivo do evento é fomentar o turismo na região, incentivando a participação da população e atraindo novos olhares para o município de Porto Grande.
“O nosso projeto tem o intuito de fomentar o turismo no município e de movimentar a economia local, proporcionando uma festa bonita para o povo de Porto Grande. As competições começam hoje, com arremesso de isca; e seguem no sábado e domingo, com pescaria esportiva. Encerramos com um grande show na orla”, explicou Rocha.
Antes do início da programação, os competidores receberam suas numerações oficiais, seguidas pelo sorteio de um caiaque, para quem estava presente. A equipe “Lontra” conquistou o prêmio e, para Alex Boettger, integrante do grupo, será uma grande ajuda durante o dia de pescaria.
“É bacana demais já começar a competição com uma surpresa dessas. Amanhã vamos tranquilos. Somos três na nossa equipe, todos vão pilotar e pescar, então as expectativas para o torneio são as melhores possíveis. É sempre válido ressaltar que a pesca esportiva visa conscientizar as pessoas sobre sustentabilidade e proteção dos peixes, independente de quem vai ganhar”, comemorou Boettger.
A competição de arremesso de isca foi o ponto alto da abertura, onde cada pescador participante se inscreveu de maneira individual e tentou acertar um balde a uma distância de 15 metros.
Confira a programação
Sábado, 20 de julho
Domingo, 21 de julho
Por: Thaysa Ruane
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL