Cultura

Governo do Amapá encerra oficina no Museu Sacaca para 80 crianças e promove interação entre gerações


"1º Guia Mirim" incentiva o conhecimento regional e valoriza o patrimônio turístico, histórico e científico do estado.


O Governo do Amapá encerrou na sexta-feira, 19, o minicurso de férias “Guia Mirim do Museu Sacaca”. Com muita diversão, as 80 crianças participantes puderam colocar em prática o conhecimento adquirido ao longo de quatros dias, além de expor produções realizadas em oficinas de audiovisual e brinquedos de sucata. A atividade buscou incentivar o conhecimento regional e valorizar o patrimônio turístico, histórico e científico do estado.

A programação teve início com o tradicional Cine Museu, onde as crianças assistiram ao filme 'Tempos Modernos', de Charles Chaplin, e exercitaram a imaginação recriando algumas cenas. Em seguida, divididas em grupos, foram realizadas explicações para turistas e um grupo de idosos do Residencial Miracema.

Rodrigo Maia, de 11 anos, afirmou com entusiasmo que, durante a programação, sentiu ainda mais vontade de conhecer a cultura amapaensee que sempre visitará o Museu Sacaca.

“Eu achei muito legal, fomos ensinados a guiar os turistas e aprendemos a falar bastante de como é a cultura do Amapá, como viveu o Sacaca, o que ele fazia da vida e como ele foi importante pro museu e para nossa história”, contou a criança, animada.

Quem também participou das atividades foi a Maria Isabella, de 11 anos, que viu na experiência a oportunidade de crescer e explorar novos lugares.

“Eu amei cada oficina e atividade que fizemos, principalmente os vídeos apresentando o museu e a tartaruga de sucata. Falar com os idosos foi muito legal, fiquei com vontade de conhecer mais lugares e também apresentar eles para as pessoas”, frisou Maria.

 

Idosos do Residencial Miracema

O Governo do Amapá proporcionou uma sexta-feira animada, no dia 19, para um grupo de idosos que moram no Residencial Miracema, na Zona Norte de Macapá. Cerca de 40 pessoas, com mais de 60 anos participaram de uma visita guiada ao Museu Sacaca, sendo que alguns deles conheceram o espaço pela primeira vez.

A programação, organizada pela Secretaria da Habitação, em parceria com a equipe do Plantão Social do habitacional, teve como objetivo proporcionar aos moradores um momento de conhecimento, entretenimento, cultura e lazer, além de resgatar memórias afetivas do grupo.

Durante a visita, os idosos foram orientados sobre as histórias e lendas do Museu pelos Guias Mirins. A aposentada Maria Raimunda, ao conhecer a casa das parteiras, lembrou de sua mãe que exerceua profissão até os 102 anos.

“Minha mãe faleceu com 109 anos, e ao chegar aqui e ver a escultura da parteira, eu me lembrei muito de sua memória e vida. O último parto dela foi aos 102 anos, de um sobrinho meu que hoje tem 6 anos. Hoje, tenho 13 filhos e ela fez todos os meus partos. Ver as crianças falando com tanto cuidado dessa personagem que fez parte da minha história é emocionante”, finalizou Raimunda.

 

 

Por: Thaysa Ruane

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL