Turismo

"Experiência única e gratificante", diz participante de programação ecológica no Amapá


Luciane Silva aproveitou o encerramento da campanha nacional "Um Dia no Parque" na Área de Proteção Ambiental da Fazendinha, em Macapá.


Neste sábado, 20, o Governo do Amapá realizou o encerramento da campanha nacional "Um Dia no Parque", que visa promover a valorização das Unidades de Conservação e a conexão direta das famílias e comunidades com a natureza. Na ocasião, aventureiros de todas as idades participaram da trilha ecológica Cutias, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Fazendinha, em Macapá.

Entre os participantes, está a visitante Luciane Silva, que ressaltou a aventura emocionante que vivenciou ao conhecer as belezas naturais do local. Este ano, a campanha é marcada pelo tema ‘Natureza para todas as pessoas’.

“Participar da trilha foi uma experiência única e muito gratificante. É importante conhecer um pouco da nossa floresta, principalmente em um lugar tão bem preservado e cheio de belezas naturais quanto o Amapá. Todos devem viver essa experiência ao menos uma vez na vida”, destacou Luciane.

A secretária de Estado do Meio Ambiente, Taísa Mendonça, enfatiza que o evento vem crescendo de forma muito positiva no estado, sensibilizando as pessoas sobre a valorização das unidades de conservação.

"É muito importante o engajamento da população, e essa interação proporciona a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, além do incentivo ao ecoturismo", pontuou Taísa.

Durante a trilha guiada por um guarda parque, os aventureiros puderam desbravar as maravilhas naturais do local e, ao longo do caminho, tiveram a oportunidade de testemunhar a biodiversidade da floresta com uma rica variedade de fauna e flora. O coordenador de gestão de Unidades de Conservação e Biodiversidade da Sema, Euryandro Costa, explica a atividade na área de conservação de uso sustentável.

“A atividade na trilha ecológica da APA da Fazendinha buscou a sensibilização e conscientização ambiental dos visitantes, além da promoção do turismo sustentável e lazer para todos”, frisou Costa. 

A programação também contou com palestras de sensibilização socioambiental, exposição biológica de fósseis da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e contemplação paisagística do Rio Amazonas, na praia da Fazendinha. O evento foi marcado pelo apoio do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Corporação de Guarda Parques do Amapá, Instituto Socioambiental Cumaú e Associação de Moradores.

 

Preservação ambiental

As APA's do Rio Curiaú e da Fazendinha fazem parte das 21 Unidades de Conservação do Amapá. Esses espaços são protegidos por lei e desempenham um papel fundamental na preservação dos recursos naturais, na promoção da pesquisa científica, recreação, lazer e na educação ambiental. Além disso, os locais recebem, um uso sustentável por meio de concessões para o manejo florestal, garantindo os direitos das comunidades tradicionais.

Durante o passeio é proibido coletar plantas, flores, sementes, parte de animais, minerais, artefatos arqueológicos ou históricos. Caçar, capturar ou perseguir animais silvestres, e captar fotos ou vídeos para fins comerciais, sem prévia autorização da Sema, também é ilegal.

 

Por: Alexandra Flexa

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL