Amapá Digital | Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024.
Também foi destinada uma equipe de fiscalização para atuar no controle de embarque e desembarque dos passageiros.
O Governo do Amapá disponibilizou dez ônibus gratuitos da linha intermunicipal da região metropolitana Macapá/Santana/Mazagão, para a população que deseja prestigiar a Festa de São Tiago, realizada em Mazagão Velho. Nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25, dias em que acontece a encenação da batalha entre mouros e cristãos, os coletivos serão gratuitos durante 24 horas.
Nos dias 26, 27 e 28 de julho, a gratuidade será ofertada de 18h às 6h. O apoio logístico é resultado do alinhamento entre a Secretaria de Estado de Transportes (Setrap) e os concessionários das linhas Viação Macapá e Turismo e Viação Lira de Ouro.
Para Mazagão velho, além das linhas gratuitas, foi destinada uma equipe de fiscalização de transportes para atuar no controle de embarque e desembarque dos passageiros, com o intuito de garantir a segurança dos usuários e verificar ônibus extras para prevenir superlotação.
“Estamos atuando nos terminais de Mazagão Velho e realizando todo o controle dos veículos, que estão sendo bastante procurados pela população que vai prestigiar esse belíssimo e tradicional evento”, destacou o chefe de Fiscalização da Setrap, Francisco Junior.
Itinerário
Os ônibus sairão de Macapá, no terminal Maracá, próximo ao Parque do Forte, no Centro da capital. Em seguida, os veículos seguirão pela Rua São José; Avenida FAB; Marcelo Cândia e Cora de Carvalho, até chegar à Rodovia Duca Serra, rumo a Mazagão.
Uma rota alternativa seguirá pela Rodovia Josmar Chaves Pinto (antiga JK) em direção a Santana, passando pela Rua Cláudio Lúcio Monteiro e Avenida Santana, até chegar a Duca Serra e, dali, para a cidade sede das festividades.
Tradição trazida da África
Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770.
Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.
Sede do Governo do Amapá
Pelo segundo ano consecutivo, o governador do Amapá, Clécio Luis, transferiu a sede do Governo do Estado de Macapá para a Vila Histórica de Mazagão Velho. A medida simbólica foi oficializada no sábado, 20, em cerimônia no Palácio Rio Mutuacá, que a partir de agora deve reunir as principais decisões e atos do executivo estadual até fim da festividade de São Tiago, no dia 28 de julho.
Por Jamylle Nogueira
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL