Amapá Digital | Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024.
A Festa de São Tiago, que comemora 247 anos em 2024, celebra a história, devoção e fé da comunidade de Mazagão Velho. O evento conta com apoio do Governo do Amapá, segue até o dia 28 de julho e recebe pessoas de todos os lugares para conhecer a celebração cultural.
Entre os turistas, está a advogada Thais Oliveira, de 27 anos, natural de João Pessoa (PB) e que decidiu conhecer Mazagão pela primeira vez. Além disso, ela destacou como todos os seus amigos também foram prestigiar a encenação da batalha entre mouros e cristãos.
“Cheguei essa semana no estado e todos que conheço não pararam de me convidar para a festa. Está sendo uma experiência indescritível poder ver a história, cultura e devoção das pessoas com São Tiago. É algo que nunca vi na minha vida e está sendo gratificante conhecer mais sobre essa terra que atravessou o oceano”, ressaltou Thais.
O policial militar Kim Félix, de 40 anos, veio acompanhado de sua noiva Gilmara e sua sobrinha, Isis Gabrielly, pela segunda vez. Ele é da capital, mas sua mãe é mazaganense, e desde a Festa de São Tiago de 2023, decidiu honrar as tradições de sua família.
“A minha mãe sempre dizia o quão lindo era a comemoração, então, em 2023, resolvemos vir pela primeira vez. Este ano, chegamos bem cedo para poder participar de todas as programações. Poder viver esse momento que minha mãe tanto ama é lindo demais”, frisou Félix.
Tradição trazida da África
Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770.
Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.
Sede do Governo do Amapá
Pelo segundo ano consecutivo, o governador do Amapá, Clécio Luis, transferiu a sede do Governo do Estado de Macapá para a Vila Histórica de Mazagão Velho. A medida simbólica foi oficializada em cerimônia no Palácio Rio Mutuacá, que a partir de agora deve reunir as principais decisões e atos do executivo estadual até fim da festividade de São Tiago, no dia 28 de julho.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL