Tradição e cultura

Festa de São Tiago celebra 247 anos e atrai milhares de visitantes a Mazagão Velho


Governo do Amapá intensifica apoio com segurança, transporte e incentivo econômico durante as festividades.


O ápice das celebrações religiosas e culturais da Festa de São Tiago aconteceu nesta quinta-feira, 25, na Vila Histórica de Mazagão Velho, no Amapá. O governador Clécio Luís e a primeira-dama Priscilla Flores participaram dos 247 anos de festejos, junto com outras autoridades. Ladainhas, missa campal, corrida de cavalos, procissão e encenações que retratam a rica história da região puderam ser contempladas pelos presentes. A programação segue até domingo, 28.

O governador destacou a importância da festa para a união da tradição e da fé, elogiando a participação do povo e ressaltando a presença do Governo na celebração, com a instalação do Palácio do Rio Mutuacá, sede do Governo do Amapá, no município.

“São 247 anos de união da tradição e da fé, que mobiliza milhares de pessoas. Quem faz essa festa tão bonita é o povo, dos adultos às crianças, que revive essa história todos os anos e conta com nosso apoio. Esse é o segundo ano com o Palácio presente aqui, simbolizando isso. Estar junto ao povo tem valido muito a pena e eu estou feliz de estar aqui”, destacou o governador.

A programação contou com a representação a céu aberto da batalha entre mouros e cristãos e atraiu milhares de turistas e visitantes para a vila histórica.

Também estiveram presentes nas festividades religiosas o senador Davi Alcolumbre, o senador Randolfe Rodrigues e representantes de instituições como o Tribunal de Justiça do Amapá, a Defensoria Pública do Estado e a Polícia Rodoviária Federal.

O evento é organizado pelo Instituto Cultural da Festa de São Tiago e conta com o apoio do governo estadual, que investiu macivamente este ano, oferecendo suporte financeiro, transporte público gratuito e segurança aos frequentadores, que vieram de várias partes do Amapá e de outros estados, incluindo a ilha do Marajó, também parte da Amazônia brasileira, no norte do país.

O Governo do Amapá implementou diversas ações para apoiar a festa, com aumento de 44% no efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da Operação Lei Seca promovida pelo Detran. Foram disponibilizados 10 ônibus gratuitos para o transporte intermunicipal e linhas de crédito pela Agência de Fomento do Amapá para apoiar empreendedores locais.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo realizou uma pesquisa para avaliar o impacto econômico da festa sobre os trabalhadores e artesãos. O governo também intensificou os serviços de manutenção nas rodovias que dão acesso a Mazagão Velho para garantir a segurança e o conforto dos visitantes.

A Festa de São Tiago é um evento singular que, com o apoio do Governo do Amapá, celebra a história, une pessoas, atrai turistas e impulsiona a economia local, promovendo o desenvolvimento do estado por meio do turismo e da cultura.

 

Por Marcio Bezerra/ com informações de Fabiana Figueiredo

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL