Cultura

Baile da Melhor Idade reúne moradores antigos de Mazagão Velho para celebrar os 247 anos da Festa de São Tiago


Programação reúne a comunidade para celebrar quem acompanhou de perto o desenvolvimento do município, e o crescimento da festividade.


Os moradores mais velhos da Vila de Mazagão Velho deram um show de animação nesta sexta-feira, 26, no tradicional Baile da Melhor Idade, que integra a programação dos 247 anos da Festa de São Tiago. 

A iniciativa cultural reúne a comunidade para celebrar quem acompanhou de perto o desenvolvimento do município, e o crescimento da festividade, que conta a história da fundação da vila, em 1777, com a batalha entre mouros e cristãos.

O governador do Amapá, Clécio Luís, que está no Palácio do Mutuacá, para onde transferiu a sede do Governo, participou do baile, e comemorou a vitalidade e a alegria dos moradores, que podem contar com um momento especialmente dedicado a eles. 

"Estou muito feliz, orgulhoso e honrado de estar aqui nesta festa tão bonita da terceira idade, que pode se dizer 'a melhor idade', reunindo idosos em um momento descontraído para celebrar a vida e a tradição da Festa de São Tiago. Esse momento faz parte de uma programação muito rica, onde nós estamos presentes desde o dia 20 de julho, com todas as decisões de governo tomadas no Palácio Rio Mutuacá", destacou Clécio Luís.

Governador Clécio Luís participou do Baile da Melhor Idade, em Mazagão VelhoGovernador Clécio Luís participou do Baile da Melhor Idade, em Mazagão VelhoFoto: Divulgação

Nos auge dos seus 67 anos, a aposentada Maria de Nazaré Santa Rosa, veio da Vila do Maracá, distante cerca de 90 quilômetros de Mazagão Velho, para aproveitar o Baile da Melhor Idade. Ela conta que não perde nenhuma comemoração desde que começou a participar da festa.

“Comecei a visitar esta comunidade há quatro anos e fiquei maravilhada com a animação e alegria do baile dos idosos. Nossa, quando estou aqui dançando sinto uma energia muito boa e, se depender de mim, não perco mais nenhum baile, porque vale muito a pena vir pra cá”, disse a aposentada.

Aposentada Maria de Nazaré Santa Rosa, de 67 anosAposentada Maria de Nazaré Santa Rosa, de 67 anosFoto: Max Renê/GEA

Já o morador de Mazagão Velho, Carlos Alberto Dias, de 68 anos, destaca que a programação voltada para os idosos é o momento preferido da Festa de São Tiago, pois é quando reencontra velhos amigos.

“Sempre costumo participar dessa programação, porque é ótimo estar aqui revendo e conversando com amigos de outras comunidades como Carvão, Maracá, Rio Preto e outras. É um momento só nosso, que nos proporciona muita diversão”, disse empolgado.

O Baile da Melhor Idade segue com programação até à meia noite desta sexta-feira, com muita música e descontração. A festividade de São Tiago continua até domingo, 27, com a missa e círio das crianças, visitas nas residências locais, passagem do Bobo Velho, Batalha das Crianças, recírio e baile dançante.

Carlos Alberto Dias, de 68 anosCarlos Alberto Dias, de 68 anosFoto: Max Renê/GEA

Confira como foi o Baile da Melhor Idade, em Mazagão Velho:

Foto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEA

Por Kelison Neves

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL