Amapá Digital | Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024.
Programação reúne a comunidade para celebrar quem acompanhou de perto o desenvolvimento do município, e o crescimento da festividade.
Os moradores mais velhos da Vila de Mazagão Velho deram um show de animação nesta sexta-feira, 26, no tradicional Baile da Melhor Idade, que integra a programação dos 247 anos da Festa de São Tiago.
A iniciativa cultural reúne a comunidade para celebrar quem acompanhou de perto o desenvolvimento do município, e o crescimento da festividade, que conta a história da fundação da vila, em 1777, com a batalha entre mouros e cristãos.
O governador do Amapá, Clécio Luís, que está no Palácio do Mutuacá, para onde transferiu a sede do Governo, participou do baile, e comemorou a vitalidade e a alegria dos moradores, que podem contar com um momento especialmente dedicado a eles.
"Estou muito feliz, orgulhoso e honrado de estar aqui nesta festa tão bonita da terceira idade, que pode se dizer 'a melhor idade', reunindo idosos em um momento descontraído para celebrar a vida e a tradição da Festa de São Tiago. Esse momento faz parte de uma programação muito rica, onde nós estamos presentes desde o dia 20 de julho, com todas as decisões de governo tomadas no Palácio Rio Mutuacá", destacou Clécio Luís.
Governador Clécio Luís participou do Baile da Melhor Idade, em Mazagão VelhoFoto: Divulgação
Nos auge dos seus 67 anos, a aposentada Maria de Nazaré Santa Rosa, veio da Vila do Maracá, distante cerca de 90 quilômetros de Mazagão Velho, para aproveitar o Baile da Melhor Idade. Ela conta que não perde nenhuma comemoração desde que começou a participar da festa.
“Comecei a visitar esta comunidade há quatro anos e fiquei maravilhada com a animação e alegria do baile dos idosos. Nossa, quando estou aqui dançando sinto uma energia muito boa e, se depender de mim, não perco mais nenhum baile, porque vale muito a pena vir pra cá”, disse a aposentada.
Aposentada Maria de Nazaré Santa Rosa, de 67 anosFoto: Max Renê/GEA
Já o morador de Mazagão Velho, Carlos Alberto Dias, de 68 anos, destaca que a programação voltada para os idosos é o momento preferido da Festa de São Tiago, pois é quando reencontra velhos amigos.
“Sempre costumo participar dessa programação, porque é ótimo estar aqui revendo e conversando com amigos de outras comunidades como Carvão, Maracá, Rio Preto e outras. É um momento só nosso, que nos proporciona muita diversão”, disse empolgado.
O Baile da Melhor Idade segue com programação até à meia noite desta sexta-feira, com muita música e descontração. A festividade de São Tiago continua até domingo, 27, com a missa e círio das crianças, visitas nas residências locais, passagem do Bobo Velho, Batalha das Crianças, recírio e baile dançante.
Carlos Alberto Dias, de 68 anosFoto: Max Renê/GEA
Confira como foi o Baile da Melhor Idade, em Mazagão Velho:
Foto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEA
Por Kelison Neves
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL