Amapá Digital | Sexta-Feira, 08 de novembro de 2024.
Apresentações serão nos dias 27 e 28 na área interna do Museu Fortaleza de São José de Macapá.
À beira do rio Amazonas, o renomado grupo teatral mineiro "Galpão", se apresenta pela primeira vez no Amapá a turnê Norte e Nordeste, nos dias 27 e 28, com apoio do Governo do Estado. Os espetáculos gratuitos serão realizados no Museu Fortaleza de São José de Macapá, a partir das 19h. O primeiro dia contará com sessão inclusiva com interpretação em Libras.
O grupo irá apresentar o espetáculo "De tempo somos – um sarau do Grupo Galpão", que celebra o encontro do teatro com a música, marca registrada do grupo em seus mais de 40 anos de história. Serão disponibilizados 200 ingressos, um por pessoa na entrada da fortificação uma hora antes do início do espetáculo.
Espetáculos ocorrem dentro do Museu Fortaleza de São José, em MacapáFoto: Arquivo/Secom
Reunindo canções, poesia e festa, o espetáculo apresenta 25 músicas do repertório do grupo. Com direção das atrizes Lydia Del Picchia e Simone Ordones, a programação lança aos atores o desafio de se reinventarem em cena, se aproximando ainda mais do público, a quem são dedicadas algumas das canções.
“A fortaleza é o maior patrimônio cultural do Amapá, um local histórico, mas também multiuso, aberto aos eventos culturais, claro, dentro das normas de uso. Para nós, receber um dos principais grupos de teatro do Brasil é uma honra e um prestigio possibilitar aos integrantes que conheçam e compartilhem um pouco da nossa história e da nossa cultura país a dentro”, destacou a gerente do museu, Flávia Souza.
Além das apresentações, também serão oferecidas oficinas educativas, que ocorrem entre 27 e 29 de julho, em Macapá. Serão 30 vagas para pessoas a partir de 18 anos, por ordem de inscrição. Todas as oficinas contam com interpretação em Libras. As Inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link.
Além das apresentações, também serão oferecidas pelo grupoFoto: Divulgação/Grupo GalpãoA turnê do Grupo Galpão no Norte do Brasil conta com o patrocínio oficial da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Esta importante parceria leva o Galpão a completar, em 2024, seu percurso por todos os estados brasileiros. A iniciativa é realizada pelo Ministério da Cultura com apoio do Governo do Amapá.
Grupo Galpão
O Grupo Galpão, de Belo Horizonte (MG), é uma das companhias teatrais mais conhecidas do Brasil, tanto por seus 42 anos de atividade contínua quanto por sua pesquisa de linguagem.
Criado por cinco atores, em 1982, a partir do espetáculo “A alma boa de Setsuan”, montagem conduzida por diretores do “Teatro Livre de Munique”, da Alemanha, o Galpão se valeu dessa rica experiência para se lançar numa proposta de construção de um teatro de grupo, com raízes ligadas à tradição do teatro popular e de rua.
Fazem parte do Galpão Antonio Edson, Arildo de Barros, Beto Franco, Chico Pelúcio, Eduardo Moreira, Fernanda Vianna, Inês Peixoto, Júlio Maciel, Lydia Del Picchia, Paulo André, Simone Ordones e Teuda Bara.
Programação das oficinas:
Por Amelline de Queiroz
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL