Em Mazagão

"As pessoas são muito receptivas com uma energia muito acolhedora", diz turista ao conhecer a Festa de São Tiago


Devotos, visitantes e turistas se emocionam com as apresentações no ápice da programação.


 Os rituais religiosos e encenações ao ar livre na festividade de São Tiago atraem públicos do Amapá, ilhas ribeirinhas e de outros estados do Brasil. A “Batalha entre Mouros e Cristãos”, auge da programação realizada pela comunidade de Mazagão Velho e apoiada pelo Governo do Estado, emocionou visitantes e turistas presentes, como a estudante Diele Neves, de 35 anos, que veio do Rio de Janeiro prestigiar o evento.

“A gente veio conhecer e aproveitar a programação, chegamos no dia da batalha, algo que chega a emocionar, é maravilhoso participar de tudo isso. O lugar é lindo, com um ambiente bem aconchegante e as pessoas são muito receptivas com uma energia muito acolhedora”, ressaltou Diele, acompanhada da filha, o namorado Bruno de Paula, de Oiapoque, a família e amigos.

As encenações teatrais são os momentos mais esperados dos festejos celebrados no dia de São Tiago, em 25 de julho. Os destaques acontecem quando o "Rei Caldeira" manda sequestrar crianças e, quando os cristãos percebem o que aconteceu, iniciam uma batalha intensa que termina com o aprisionamento do rei.

Encenações teatrais são os momentos mais esperados dos festejosEncenações teatrais são os momentos mais esperados dos festejosFoto: Israel Cardoso/GEAFoto: Israel Cardoso/GEANa ocasião, o público e os devotos também assistiram a celebração da missa e o momento da aparição de São Tiago como um soldado anônimo, que luta bravamente ao lado do povo cristão contra os mouros e lhes garante a vitória. A bravura e determinação motiva fiés do santo guerreiro que vão até o evento para agradecer pelas graças recebidas.

“Meus dois filhos que hoje cursam química e sociologia rogaram ao santo pela aprovação e foram atendidos com essa graça de Deus. A fé move montanhas, então todos os anos a família inteira vem para a festa de São Tiago agradecer as graças alcançadas”, contou José Raimundo Nery, de 48 anos, morador do bairro Pantanal, em Macapá.

José Raimundo Nery, devoto de São Tiago, junto com a famíliaJosé Raimundo Nery, devoto de São Tiago, junto com a famíliaFoto: Israel Cardoso/GEA

 

Nas encenações crianças e adultos de todas as idades participam ativamente da programação da festa de São Tiago, que encerra neste domingo, 28. Ribeirinha e moradora do rio Banha, no município de Mazagão, Jade Pereira, de 24 anos, reforçou que a devoção e a festividade já nascem no coração do mazaganense.

“É um momento emocionante de muita fé. Desde pequena sempre acompanhei a festa, hoje venho com o meu marido e meus filhos para que eles aprendam e conheçam as nossas raízes”, destacou Jade.Mazaganense ribeirinha, Jade Pereira, acompanha a festa de São Tiago todos os anos e reforça a tradição com marido e filhaMazaganense ribeirinha, Jade Pereira, acompanha a festa de São Tiago todos os anos e reforça a tradição com marido e filhaFoto: Israel Cardoso/GEA

 

Tradição que veio da África

Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770. Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.

 

Economia aquecida

Durante os 12 dias de programação, a Festa de São Tiago atrai inúmeros visitantes que aquecem a economia da Vila de Mazagão Velho comprando alimentos, artesanatos, roupas e diversos outros produtos locais.

Além de manter viva uma tradição bissecular, a festividade é uma importante ferramenta para geração de emprego e renda no estado.

 

Por Alexandra Flexa

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL