Cultura

Encenação da batalha entre mouros e cristãos pelas crianças marca encerramento da Festa de São Tiago


Com apoio do Governo do Estado, legado da manifestação cultural e religiosa mais antiga do Amapá segue sendo mantido pelas novas gerações.


Com muita alegria, devoção e brincadeiras, a garotada da comunidade de Mazagão Velho reproduziu, neste domingo, 28, a lendária batalha entre mouros e cristãos. A encenação marcou o encerramento da Festa de São Tiago.

No teatro a céu aberto, as crianças interpretaram momentos icônicos da batalha como a troca da bandeira dos mouros pelo corpo de Atalaia; o decisivo combate entre os guerreiros, onde segundo a história, Deus teria ajudado os cristãos prolongando o dia para que conseguissem vencer; a prisão do rei Caldeirinha até a aparição das figuras de São Tiago e São Jorge.

Crianças interpretam e perpetuam a tradição da festividade

Crianças interpretam e perpetuam a tradição da festividadeFoto: Max Renê/GEAFoto: Max Renê/GEA

 

Pela terceira vez participando da programação infantil, Caíque Silva, de 12 anos, destaca que as brincadeiras fazem com que tudo fique divertido e as crianças se envolvam cada vez mais com a tradição, que completa 247 anos na comunidade. Este ano, o pequeno mazaganense interpretou um dos cavaleiros mouros.

“Aqui a gente fala da nossa tradição, conhece mais sobre a história da batalha e se diverte ao mesmo tempo. Tudo é muito legal, mas a minha parte preferida é quando o Atalaia rouba a nossa bandeira e nós corremos para cima deles”, disse o garoto, empolgado.

Caíque Silva, de 12 anos

Caíque Silva, de 12 anosFoto: Max Renê/GEA

 

Fã incondicional da festividade, a tia do Caíque, Eudilene Laís Silva, de 17 anos, conta que testemunhar os mais novos participando da Festa de São Tiago é algo admirável e reconfortante.

 “É uma festa inexplicável para mim e ver muitas crianças como o meu sobrinho participando, me enche de orgulho, porque eles são o nosso futuro e daqui há alguns anos vão assumir o lugar dos adultos e se tornarem os responsáveis pela nossa festividade”, destacou Eudilene.

Eudilene Laís Silva, de 17 anos

Eudilene Laís Silva, de 17 anosFoto: Max Renê/GEA

 

No último dia da programação de 247 anos da Festa de São Tiago, a secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli, destacou como fundamental a programação voltadas para as crianças e comemorou o sucesso de mais uma edição do evento.

“Mais uma vez conseguimos entregar tudo que se espera de uma festividade tão grandiosa quanto a de São Tiago. Para fechar com chave de ouro, encerramos com uma programação bem especial dedicada às crianças, que, futuramente, vão perpetuar essa tradição”, disse a gestora.

Secretária de Cultura do Amapá, Clícia Di Miceli

Secretária de Cultura do Amapá, Clícia Di Miceli

 

Por Kelison Neves

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL