Empoderamento

"Todos nós merecemos respeito", diz artesã durante programação da "Quarta Lilás", em Macapá


Lúcia Nery, de 56 anos, foi uma das empreendedoras na Feira das Manas; evento integra a 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+.


Celebrar a diversidade, aproveitar uma boa música e mostrar o próprio trabalho, esses foram alguns dos motivos que incentivaram a artesã, Lúcia Nery, de 56 anos, a participar da Feira das Manas, na quarta-feira, 31, durante a programação da "Quarta Lilás", que integra as celebrações do mês da diversidade no Amapá.

Lúcia, que é casada e mãe de três filhos, viu no artesanato a oportunidade de mudar de vida. E foi com os convites para as feiras e exposições, que ela conseguiu visibilidade e está há 14 anos no mercado.

"Eu sou artesã, trabalho com a manualidade ou artesanato em tecido e fui convidada para participar da 'Quarta Lilás', um evento do qual eu gosto muito porque é um leque de conhecimento, e de vendas. É uma oportunidade de adquirir uma renda extra para os empreendedores”, comemorou Lúcia.

Artesã Lúcia Nery trabalha há 14 anos nas feiras do estado

Artesã Lúcia Nery trabalha há 14 anos nas feiras do estado - Foto: Adriano Monteiro/GEA

 

O maior desafio da artesã foi o nascimento do caçula, Otávio, que hoje tem 7 anos, uma gestação de risco, no início da menopausa. E foi inspirada nele, que é uma criança autista, que o trabalho de Lúcia ganhou um sentido ainda mais especial.

“O meu foco é autismo, pelo Otávio. Sempre gostei de costurar, então antes eu fazia guardanapos, depois de um tempo as vendas caíram e fui para o artesanato infantil. E a renda desses produtos me ajuda a manter o tratamento dele. Mudei meus produtos por ele. Hoje, além dos guardanapos, faço brinquedos para crianças autistas", explicou a artesã, emocionada.

Artesã produz brinquedos para crianças autistas

Artesã produz brinquedos para crianças autistas - Foto: Adriano Monteiro/GEA

 

Lúcia também reforçou a importância de eventos como o "Quarta Lilás" para o combate à violência contra as mulheres LBTI. Ela lembrou ainda, que o apoio das famílias é fundamental para este público.

"Na minha família tenho cinco sobrinhos que fazem parte da comunidade LGBT e sempre conversamos em casa que o acolhimento é a melhor saída. Não temos preconceito e não deveria ter em lugar algum. As pessoas precisam entender que hoje nós estamos em uma era evoluída, temos conhecimento, e somos seres humanos. Independente da orientação, nós merecemos respeito", finalizou a artesã.

 

24ª Parada LGBTQIAPN+

Com apoio do Governo do Estado, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, está sendo realizada a programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+. Com o tema “Seu Voto. Nosso Futuro”, os eventos contarão com shows nacionais das artistas Karol Conká e Lia Clark, feira de empreendedorismo e atrações locais.

Confira a programação da 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

Quinta-feira, 1º

  • Parada Preta e Feira da Diversidade 
    Hora: 17h
    Local: Complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto

Sexta-feira, 2 

  • Marcha das Mulheres LBTI+
    Hora: 16h30
    Local: concentração na Praça da Bandeira e segue até o Complexo da Diversidade
  • Sexta da Diversidade e Feira da Diversidade
    Hora: 17h
    Local: complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto

Sábado, 3 

  • TransFest
    Hora: 17h
    Local: Complexo da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto

Domingo, 4 

  • 24ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+
    Hora: 15h
    Local: concentração Complexo do Araxá
  • Shows nacionais de Lia Clark e Karol Conká
    Hora: após a 24ª Parada do Orgulho
    Local: Palco da Diversidade, em frente à Casa do Artesão, na Rua Francisco Neto

 

Por Thaysa Ruane

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL