Artesanato

Feira Binacional de Oiapoque apresenta arte indígena de quatro etnias e artesanato


Galibi Maworno, Karipuna, Galibi Kalinã e Palikur, organizados em associações e grupos, tecem arte para a Feira Binacional que integra visitantes do Amapá e da Guiana Francesa, na fronteira com o Rio Oiapoque.


Utilitários e decorativos em madeira, cestarias, colares, pulseiras, cerâmica, vasos, mandalas, aspirais e luminárias estão entre os objetos indígenas produzidos para comercialização, na Feira Binacional de Oiapoque, que ocorre na Rua Presidente Getúlio Vargas n° 711, Centro (Antigo Espaço Embratel), de 31 de julho a 3 de agosto, das 17h às 23h.

Para a gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae, Célia Cardoso, o artesanato possui grande importância cultural, social e econômica. "O Sebrae desenvolve ações que produzem impacto positivo no crescimento da renda dos artesãos, na preservação da cultura local e no reconhecimento como empreendedores; por isso, o artesanato está presente na maioria dos eventos, valorizando as manifestações culturais e tradicionais", disse a gerente Célia Cardoso.

Os indígenas de Oiapoque estão representados em associações e grupos que participam da Feira Binacional, entre eles, na Arte Indígena estão o Povo Palikur, Galibi Maworno, Karipuna e Galibi Kalinã; Associação dos Artesãos de Oiapoque (AAO), Associação das Mulheres Artesãs da Fronteira (Amafro), Empório Uasei (Associação Uasei dos Povos Indígenas do Oiapoque), Grupo Txi-Kuahi.

Segundo a gestora do Projeto Tecendo Arte do Sebrae no Amapá, Alessandra Martins, é uma oportunidade de apresentação e difusão do artesanato amapaense para outros países. “Tivemos a representatividade não somente da arte indígena, do artesanato local, com matérias-primas regionais, mas também de municípios que participam, entre eles, Tartarugalzinho e Calçoene, onde os coletivos foram apresentados com peças artesanais, que representam a riqueza cultural do estado do Amapá”, declarou Alessandra Martins. 

A Karipuna, Tifani dos Santos, da Aldeia do Manga, que faz parte da Associação Indígena dos Povos de Oiapoque (Uasei), informa que trabalham com vários artesanatos. “Cada artesanato representa uma aldeia, um povo, uma crença e uma história. A associação foi criada com o intuito de valorizar o trabalho indígena, montamos a nossa lojinha e agora a gente é uma super tendência em Oiapoque”, declarou a Karipuna Tifani dos Santos.

 

Oficinas

Na Sala de Conexão, ocorrem as oficinas indígenas. A Oficina Pintura Corporal, com o indígena Dieimison Sfair, demonstrou os elementos da natureza e cosmologia que estão presentes em todos os momentos, nas danças, festividades do povo karipuna. 

A Oficina Decorativo de Mesa, foi ministrada pela indígena, Lorivana Paixão, que apresentou peça decorativa de ambiente. Está integrada a Associação de Mulheres Artesãs da Fronteira de Oiapoque (Amafro).

A Oficina Como Desenhar o Grafismo em Cuia (cabaça), ministrada pela indígena Nahare Kopikahok, demonstrou e apresentou a cultura indígena, por meio da arte do grafismo, utilizados em festas comemorativas na aldeia e para apresentar a cultura com o objetivo de lembrar os feitos dos antepassados.

 

Destaque

E para encerrar, neste sábado (3), ocorre a Oficina Pintura em Tela, que será ministrada pelo indígena premiado internacionalmente, Yermolay Caripoune, que apresentará o Grafismo Arte Adaminã.

Karipuna Yermolay, é reconhecido por suas telas já terem sido apresentados a exposições nacionais e internacionais, atualmente na bienal de Veneza sendo um ícone para a etnia Karipuna. Vai apresentar o grafismo arte Adminã que representa os três mundos – o Céu, a Terra, Água. Cada elemento tem um grafismo específico que representa a integração dos elementos, estes grafismos espirituais representam a junção dos elementos com o objetivo de demonstrar a importância do equilíbrio da natureza.

 

Parceiros

A Feira Binacional de Oiapoque é realizada pelo Sebrae e Governo do Estado do Amapá, com apoio do senador Randolfe Rodrigues; são parceiros a Associação Comercial de Oiapoque (ACOI), Prefeitura Municipal de Oiapoque (PMO), Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Sindicato das Empresas de Turismo do Estado do Amapá (Sindetur AP); e com o patrocínio da TW Forest, Center Kennedy, Oiapoque Energia S.A, e Penante Aço.

 

Por Denyse Quintas 
De Oiapoque/AP 

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL