Amapá Digital | Quinta-Feira, 07 de novembro de 2024.
Campeã de 2024 se apresentou no sábado, 3, no evento promovido pelo Governo do Amapá em parceria com Icef e Liesap.
O terceiro circuito "Na Levada do Samba", animou os foliões no carnaval fora de época, neste sábado, 3, em Santana, com apresentação da Escola de Samba Império do Povo, uma das campeãs de 2024. O evento realizado pelo Governo do Amapá promove o entretenimento, aquece a economia e movimenta o turismo.
Os brincantes aproveitaram o percurso pela avenida Santana, atrás do trio elétrico, curtindo os principais sambas enredos no suingue da bateria da Império do Povo. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) em parceria com Instituto Cultural Educacional Formar (Icef) e a Liga das Escolas de Samba do Estado do Amapá (Liesap).
"Hoje estamos em Santana, com o Na levada do Samba, na terceira semana, e aqui sendo recepcionados pela Império do Povo. É mais uma oportunidade, um compromisso do Estado com a geração de emprego e renda e, principalmente com o fortalecimento da nossa cultura ", ressaltou a secretária de Estado de Turismo, Syntia Lamarão.
Além do fortalecimento do turismo, o evento que acontece aos fins de semana e iniciou em 21 de julho, já com realização de duas edições, na orla de Macapá, com apresentações de Maracatu da Favela, Embaixada Cidade de Macapá, Império da Zona Norte, Piratas da Batucada, Estilizados, Unidos do Buritizal, proporciona diversão e lazer. A iniciativa conta com recursos de emendas dos deputados estaduais Rodolfo Vale, Jory Oeiras e Raimunda Beirão.
"É mais uma edição trazendo cultura, entretenimento, fortalecendo a economia do município com esse grande carnaval", enfatizou Alan Farias, diretor do Instituto Cultural Educacional Formar.
O presidente da Império do Povo, Wesley Braga, destacou que a festa promove interação entre a torcida e oportuniza que os foliões tenham uma prévia do que vai acontecer no carnaval de 2025.
"Esse projeto na Levada do Samba, é importantíssimo para nós da escola, consolidarmos a nossa comunidade para participar do desfile de 2025 e ainda faz com que a gente tenha esse calendário ativo meses antes do carnaval. Isso reforça o sentimento das pessoas que desfilaram na escola esse ano, querer desfilar no próximo, participando cada vez mais ativamente", concluiu o presidente.
Participação popular
A Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Império do Povo, já é tradição no carnaval amapaense e conquistou os brincantes e torcedores. A dona de Casa, Maria Torres, de 68 anos, moradora de Santana há 36 anos, desfila na Império há três carnavais e veio prestigiar mais um vez a escola do coração.
"Eu sou apaixonada pelo carnaval, eu me sinto viva, amada, revigorada. É muito bom, é muito amor pela nossa escola que é a única de Santana. Nessa festa eu me sinto acolhida e visto o verde da esperança", celebrou a brincante.
Quem também sempre prestigia as festas da escola do coração é a professora Jacira Guerreiro. Ela é santanense e há mais de 15 anos desfila na Império do Povo. Ela chegou na avenida para curtir mais um momento da agremiação.
"Eu amo o carnaval e essa escola, participo há muito tempo, já desfilei nas alas coreografadas com temáticas, e hoje eu participo das alas da comunidade. Eu estou aqui de novo, sempre prestigiando e vamos rumo a mais uma vitória", comentou a foliã.
Programação do "Na Levada do Samba" continua, confira:
Domingo, 11 Concentração: complexo turístico do Araxá Hora: 16h Agremiações: Emissários da Cegonha, Boêmios do Laguinho e Solidariedade
Por Cristiane Nascimento
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL