Literatura

Antologia Muruwakã reúne 64 poetas amapaenses em celebração literária, em Macapá


Obra lançada com apoio do Governo do Estado homenageia a diversidade poética do Amapá e destaca o legado cultural da região.


O livro "Antologia Muruwakã – Poetas do Amapá", uma coleção com 64 poemas que buscou inspiração na língua indígena dos Wajãpi, recebeu o apoio do Governo do Estado para o lançamento. A obra foi celebrada por escritores e entusiastas da literatura amapaense.

Organizado pela Revista Literária e Editora O Zezeu, o lançamento também teve a parceria do Coletivo Juremas. O livro traz a diversidade poética da região, apresentando uma variedade de estilos e temas, oferecendo aos leitores uma visão única da expressão artística da região.

O editor da revista, jornalista Silvio Carneiro, destacou a honra de reunir tantos autores talentosos e agradeceu aos 64 poetas cujos trabalhos compõem a antologia.

"É com grande alegria que lançamos a Antologia Muruwakã – Poetas do Amapá, uma celebração da palavra e da alma. A nossa imensa gratidão especialmente ao Governo do Estado, ao Coletivo Juremas e a todos os poetas que participaram do livro. Cada poema publicado é um pedaço do coração de seu respectivo autor", declarou Carneiro.

A fundadora da revista e da editora, Lulih Rojanski, falou sobre a importância de dar voz aos poetas amapaenses.

"Escrever para uma antologia é sempre uma experiência única. Compartilhar a própria produção e estar entre tantos talentos é uma experiência importante para cada escritor, ainda mais quando se publica pela primeira vez. Esperamos que este lançamento tenha sido tão especial para vocês quanto é para nós", disse Lulih.

A secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, enfatizou o compromisso do Governo do Amapá com a produção artística local, em todas as áreas.

"Estamos extremamente orgulhosos de apoiar iniciativas como a Antologia Muruwakã, que destaca a riqueza da poesia amapaense. O Governo do Estado acredita no poder transformador da cultura e continuará a fomentar projetos que valorizem nossos talentos", ressaltou Clícia.

 

Homenagem ao poeta Joãozinho Gomes

O lançamento, que ocorreu na última sexta-feira, 2, reservou ainda um momento especial para homenagear o poeta Joãozinho Gomes. Os integrantes do "Poetas Azuis", Pedro Stkls e Thiago Soeiro encantaram a todos com o recital "Remix Poesia".

Visivelmente emocionado, Joãozinho Gomes agradeceu a homenagem e destacou o papel transformador da poesia na vida dele e na cultura amapaense.

“É gratificante fazer parte dessa obra rica e diversificada, que celebra a poesia do Amapá e destaca a importância de dar visibilidade aos talentos locais. A Antologia Muruwakã é uma prova viva do poder da poesia e da união de vozes que ressoam do coração da Amazônia, com o valioso apoio do Governo do Estado do Amapá”, concluiu Gomes.

Por Ana Anspach

Editor da Revista Literária e Editora O Zezeu, Silvio Carneiro

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL