Amapá Digital | Quinta-Feira, 07 de novembro de 2024.
Ação aconteceu durante o "Carna Estudante" em homenagem ao dia do estudante, comemorado no dia 11 de agosto.
O Governo do Estado lançou, na sexta-feira, 9, o "Calendário Cultural da Juventude Urbana", para desenvolver e garantir a participação de jovens na sociedade. Em clima de muita alegria e descontração, o ato ocorreu durante o “Carna Estudante”, na Praça da Bandeira, no Centro de Macapá.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Extraordinária de Juventude (Sejuv), que busca promover o desenvolvimento integral dos jovens e garantir participação ativa na sociedade em atividades e eventos que atendam às diversas expectativas da vida juvenil, entre elas, a arte e cultura.
“O calendário é um compromisso do Governo do Amapá e, a partir dele, vamos realizar diversos eventos durante todo o ano, dando efetividade a essas ações que estão previstas. Ele se concretiza em um instrumento que a juventude merece ter, para expressar a arte, cultura, além dos seus talentos”, explicou a secretária da Juventude, Priscila Magno.
A iniciativa surge como uma ferramenta essencial para operacionalizar os princípios e objetivos do direito à cultura e ao lazer, fornecendo um cronograma estruturado de atividades e eventos que abrangem diversas dimensões da vida dos jovens.
“Achei essa programação muito legal, além de abrir uma nova porta de aprendizado para gente com esse calendário, porque vai nos proporcionar momentos de lazer, aprendizado e interação com outros colegas”, celebrou a estudante Gabrielle Gadelha da Silva, de 16 anos.
O artista Cacique Sampaio, de 28 anos, integrante da ‘Cia Jandiá de Teatro’ que fez intenção artística durante a programação, falou que a criação do calendário vai ajudar a juventude que muitas vezes passa por situações de adversidade, além de mostrar também que a cultura resiste.
“É muito importante a criação desses calendários culturais e sociais, trazendo a temática do esporte, da cultura e do lazer. Eles ajudam a contribuir para que os jovens saiam da vulnerabilidade. Em relação ao nosso grupo, a essência é manter a ‘encantaria’ presente na vida dos jovens para que a nossa cultura regional não despareça”, pontuou Sampaio.
Durante o “Carna Estudante”, que abriu o calendário de eventos, realizado pelas secretarias Extraordinária da Juventude, da Educação e do Trabalho e Empreendedorismo, os jovens contaram com apresentações e intervenções artísticas, culturais, de saúde e bem-estar, feira do empreendedorismo, além do trio elétrico e o “Bingão do estudante”, como forma de incentivo à reciclagem.
Dentre as demais atividades do calendário está o ‘Festival da Juventude’, que celebra a diversidade e a criatividade dos jovens, o 'Festival de Talentos das Juventudes', a 'Caravana Cultural das Juventudes' que vai percorrer diversos municípios do Amapá, levando formação, workshops e oficinas sobre dança, música, teatro, poesia, fotografia e outras artes, para descentralizar o acesso à cultura e promover o desenvolvimento artístico regional.
Por fim, a ‘Estação Juventude’ que se apresenta no formato de um sarau, criando um espaço acolhedor e interativo onde o jovem possa compartilhar expressões artísticas e culturais, proporcionando uma conexão com a comunidade.
Por Alice Palmerim
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL