Amapá Digital | Quinta-Feira, 07 de novembro de 2024.
Fundação Marabaixo integrou comitiva amapaense e levou o melhor da manifestação cultural do Amapá até a capital fluminense.
O Governo do Estado participou, no domingo, 11, do 8º Salão de Turismo, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), reuniu o setor com as manifestações culturais, culinárias e riquezas, para oferecer o melhor aos turistas de Norte a Sul do país.
Durante cinco dias, o Amapá foi representado pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), que apresentou o melhor da maior e mais autêntica manifestação cultural do estado, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 2018, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
“Levamos a nossa maior identidade cultural, herdada dos nossos antepassados, que é o marabaixo. Mais uma vez, mostramos aos outros estados que o Amapá possui uma manifestação cultural autêntica, que ajudou e ajuda a construir a história de nosso povo e da nossa terra”, destacou a diretora-presidente adjunta da Fundação Marabaixo, Laura Silva.
Pela Fundação Marabaixo, quem participou foi a diretora-presidente adjunta, Laura Silva, que coordenou uma comitiva que incluiu ainda os conselheiros de Cultura da cadeira do Marabaixo, Wendel Uchoa e Iury Soledade e a conselheira estadual de Igualdade Racial da cadeira Quilombola, Juliana Souza.
Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão de Turismo tratou o trade turístico, a atividade que envolve transações de compra e venda de serviços turísticos entre os agentes econômicos. Houve, ainda, debates sobre as tendências e necessidades futuras do setor e foram expostos os exemplos e boas práticas aplicadas no turismo nacional.
Por Gabriel Penha
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL