Turismo

Artesanato amapaense ganha visibilidade no 8º Salão do Turismo, no Rio de Janeiro


Exposição contou com 100 peças, entre réplicas e miniaturas da arte indígena e da cultura do Marabaixo.


Como forma de dar mais visibilidade ao artesanato amapaense ao Brasil e ao mundo, o Governo do Estado expôs 100 peças no 8º Salão do Turismo, que ocorreu de 8 a 11 de agosto, no Rio de Janeiro. A programação é do Ministério do Turismo, sob a coordenação do Sebrae. A iniciativa faz parte do plano de Governo da gestão de mostrar nossas potencialidades, através do artesanato.

Os visitantes tiverem a oportunidade de conhecer um pouco da produção artesanal local em réplicas e miniaturas de bonecas dançadeira do marabaixo, tambores, cerâmica Maracá e Cunani, louças do Maruanum, peças em madeira, bancos indígenas, cerâmica mineralizada, peças que retratam o fenômeno do Equinócio e colares, pulseiras, bolsas e cordões indígenas feitos em sementes e fibras.

"Recebemos o convite da Secretaria de Estado do Turismo e levamos 100 peças para expor no salão. Foi uma estratégia positiva para mostrar nosso potencial artesanal para o Brasil e o Mundo e atrair a visita de mais turistas ao Amapá. As peças refletem um pouco da nossa identidade, cultura, costumes e crenças e isto desperta a curiosidade de quem compra em conhecer o lugar aonde foi produzida", ressaltou Junielson Pessoa, coordenador estadual do Artesanato.

O 8º Salão Nacional do Turismo teve o objetivo de servir como uma grande vitrine do turismo nacional ao reunir diversas manifestações culturais, incluindo o artesanato brasileiro

Em julho, os artesãos também participaram da 24ª Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), em Olinda, Pernambuco. Das 2,1 mil peças expostas, mais da metade foram comercializadas, com retorno de cerca de R$ 120 mil, em vendas diretas e encomendas.

 

Calendário do Artesanato Amapaense

O Governo do Amapá elaborou um calendário de participação dos artistas em feiras do segmento no âmbito nacional. São eventos que ocorrem em quatro estados brasileiros, no período de maio a dezembro. Entre eles, está a 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, que acontece no mês de agosto, e a 53ª Expofeira do Amapá. Confira o calendário:

  • Agosto: participação de artesãos na 18ª edição do Salão do Artesanato Raízes Brasileiras, em São Paulo (SP);
  • Agosto e setembro: programações locais, como a 53ª Expofeira do Amapá;
  • Dezembro: 34ª Feira Nacional do Artesanato, em Belo Horizonte (MG).
  •  

Por João Clésio

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL