Educação

Instituto Unibanco e ABPN lançam “Guia para Educadores - Caminhos para uma Educação Antirracista”


Material orienta profissionais das escolas e estudantes sobre como implementar ações e práticas antirracistas nas escolas


O Instituto Unibanco, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), lança o “Guia para Educadores - Caminhos para uma Educação Antirracista”. Inspirado na websérie “Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação”, o documento é voltado para instituições de ensino, comunidades escolares, estudantes, docentes, coordenadores/as pedagógicos/as e gestão escolar interessadas em implementar estratégias e ações que consolidem práticas antirracistas nas escolas. Para isso, ele oferece atividades práticas e reflexões que podem ser incorporadas ao cotidiano escolar, desde reuniões pedagógicas até aulas regulares e encontros com as famílias. O documento está presente na íntegra no Observatório de Educação – Ensino Médio e Gestão.

No mês passado, o Instituto Unibanco e a ABPN disponibilizaram os cinco episódios da websérie, também no Observatório de Educação, que trazem entrevistas de estudantes do Ensino Médio e do Superior que participam ou já participaram do projeto Afrocientista, focado em despertar a vocação científica e incentivar talentos de estudantes negras e negros mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica.

Procurando sensibilizar professores e gestores em relação à importância de se trabalhar as relações étnico-raciais e a equidade na educação a partir do compartilhamento de trajetórias escolares desses estudantes, os conteúdos audiovisuais trazem também falas e discussões sobre identidade racial, racismo no espaço escolar e ações afirmativas vindas de pesquisadores da ABPN e de especialistas, como Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).

As entrevistas foram realizadas durante o 1º Encontro Nacional do Afrocientista, promovido em outubro de 2023 e a produção é da BemTV, produtora independente especializada em ações de educação e comunicação popular e uma das 30 organizações contempladas no I Edital de Fortalecimento Institucional do Instituto Unibanco (2021-2023).

 

Sinopse dos episódios:

  1. Descobrir-se negro: o papel da escola no reconhecimento racial. Neste episódio, sobre a questão da identidade racial, os estudantes relatam processo de autoidentificação racial, fortalecimento da identidade negra e autoafirmação.
     
  2. Escola antirracista: representatividade importa. O episódio aborda o racismo presente no espaço escolar, o processo de compreensão da sua existência pelos estudantes negros, seu impacto sobre a trajetória acadêmica desses estudantes e o papel da escola no enfrentamento do racismo.
     
  3. O lugar das relações étnico-raciais na escola Episódio que discute a relação entre fortalecimento da identidade negra e a construção de perspectivas de futuro que contemplem o acesso à universidade.
     
  4. Ações afirmativas e o direto à educação da população negra. A importância das políticas afirmativas na educação básica e no Ensino Superior é o tema do episódio, que trata da Lei de Cotas, de políticas de permanência na universidade e da Lei 10.639/2003.
     
  5. Fazer ciência com consciência racial. O processo de apagamento das contribuições das populações afro para a ciência e a dificuldade de ingresso e os desafios para permanência no Ensino Superior enfrentados pelos estudantes negros são temas do episódio, que destaca a importância de termos mais pesquisadores e cientistas negros.

Você pode conferir também a campanha do “Guia para Educadores - Caminhos para uma Educação Antirracista” por meio deste link.

 

Sobre o Instituto Unibanco.

O Instituto Unibanco é uma organização sem fins lucrativos que atua pela melhoria da qualidade da educação pública por meio do aprimoramento da gestão educacional. Seu objetivo é contribuir para a permanência dos estudantes na escola, a melhoria da aprendizagem e a redução das desigualdades educacionais. Tem como valores: acelerar transformações, conectar ideias, valorizar a diversidade e ser orientado por evidências. Fundado em 1982, integra o grupo de instituições responsáveis pelo investimento social privado do grupo Itaú-Unibanco. Link.

 

Sobre a ABPN

A Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) - ABPN é uma organização civil que tem por finalidade o ensino, pesquisa e extensão acadêmico-científica sobre temas de interesse das populações negras do Brasil. Fundada em 2000 durante o I Congresso Nacional de Pesquisadores(as) Negros(as) - COPENE, a ABPN se configura como um dos órgãos fundamentais da rede de instituições brasileira que atuam no combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação racial, com vistas à formulação, à implementação, ao monitoramento e à avaliação das políticas públicas para uma sociedade justa e equânime. Link 

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL