Amapá Digital | Quinta-Feira, 07 de novembro de 2024.
Os grupos, compostos por estudantes e membros da comunidade escolar, levaram a beleza e tradição das fanfarras para a feira.
Começou nesta segunda-feira, 2, o 5º Concurso de Bandas e Fanfarras das escolas estaduais, na Arena da Rainha da 53ª Expofeira do Amapá. Oito grupos se apresentam neste primeiro dia de evento, que envolve mais de mil estudantes em uma celebração da cultura e tradição das fanfarras amapaenses.
Os grupos de fanfarra Famus, Alzira Lima, Sônia Henriques Barreto e Maria do Carmo Viana abriram o concurso, caracterizados pelo uso de cornetas e instrumentos percussivos. Em seguida, foi a vez das bandas marciais Mineko Hayashida, Alexandre Vaz Tavares, Fênix e João Maria Dias de Moraes embalarem o público.
Tayssa Andrielly, da Escola Estadual Mineko HayashidaFoto: Evandro Vilhena/Seed“Estamos nos preparando o ano todo para esse momento. Esse concurso é muito mais que a música, é sobre nossa cultura e identidade. Hoje trouxemos um pouco da história de nossa escola na apresentação, então é uma honra imensa”, contou Tayssa Andrielly, de 17 anos, porta-bandeira da Escola Estadual Mineko Hayashida.
A programação acontece em parceria com a Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá. Este é o segundo ano consecutivo em que a competição acontece na Expofeira, e a primeira vez em que segue por dois dias.
A secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, deu início ao concursoFoto: Evandro Vilhena/Seed“As bandas e fanfarras são essenciais para a identidade das escolas. A prática movimenta toda uma cadeia de produção, desde a confecção dos figurinos até o trabalho dos coreógrafos. Esta tradição desenvolve o protagonismo estudantil e as habilidades artísticas da comunidade. Com o festival, valorizamos estes estudantes e profissionais tão importantes”, ressaltou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro, na abertura.
Ainda nesta segunda-feira, será anunciado o resultado do concurso, com a premiação dos três melhores colocados em cada categoria. A competição segue até terça-feira, 3, com a apresentação de outras 14 bandas de percussão.
Se apresentaram fanfarras e bandas marciaisFoto: Evandro Vilhena/Seed
Ela voltou e cresceu!
Com uma estrutura maior e a presença de mais empreendedores, a 53ª Expofeira do Amapá se consolida como a maior feira de negócios da Amazônia. Para os 11 dias de evento, foram montados palcos, pavilhões, arenas, praças de alimentação, parque de diversão e espaços agrícolas e rurais.
Com foco no desenvolvimento econômico com sustentabilidade ambiental, a área total passou de 181,5 mil metros quadrados para 231 mil. A participação de empreendedores individuais e microempreendedores foi ampliada de 521 para 700. Além disso, 532 empresas vão disponibilizar produtos e serviços ao público.
A 53ª Expofeira conta com a parceria do Ministério do Turismo, dos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), Serviço Social do Comércio (Sesc), CEA Equatorial, distribuidora Caribeña e da Associação dos Municípios do Amapá.
Por Leo Nilo
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL