Amapá Digital | Quinta-Feira, 07 de novembro de 2024.
Evento ocorre nos dias 20, 21 e 22, com apresentações de marabaixo, batuque, escolas de samba, exposições artísticas e feiras de artesanato e gastronômica.
O Governo do Amapá realiza nos dias 20, 21 e 22, o Festival Equinócio da Primavera, que marca o fenômeno natural que faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração, iniciando a nova estação. Este ano, a programação está ainda maior, com atividades no Monumento Marco Zero do Equador e no Sambódromo, em Macapá. Entre as atrações estão os shows nacionais de Nando Reis e do cantor pop Jão.
O festival conta ainda com visitas monitoradas, apresentações de marabaixo, batuque, escolas de samba, exposições artísticas e feira de artesanato e gastronômica. Coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), o evento é uma realização do Instituto Inorte e conta com emenda do senador, Randolfe Rodrigues, e do deputado estadual, Rodolfo Vale.
“O Festival Equinócio é uma oportunidade de mostrar a diversidade cultural do Amapá, ao mesmo tempo em que oferecemos experiências únicas aos moradores e turistas, com atrações que unem cultura e lazer em um cenário que valoriza o patrimônio natural e histórico da nossa região”, destacou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.
A abertura será marcada pela apresentação do cantor e compositor, Nando Reis, conhecido por sucessos como “All Star”, “De Janeiro a Janeiro” e “Pra Você Guardei o Amor”. E o encerramento fica por conta da música pop de Jão, dono dos hits “Acontece”, “Pilantra” e “Idiota”.
O Sebrae Amapá também estará presente no festival com uma programação especial. No local, haverá atividades de imersão em realidade virtual, desfiles de moda e um estande que exibirá roupas inspiradas na temática do Equinócio de Primavera.
Nando ReisFoto: Divulgação
Nando Reis
Nando Reis nasceu em São Paulo, e é considerado um dos mais renomados cantores e compositores brasileiros. Ele ganhou destaque como baixista e compositor da banda Titãs, da qual fez parte por mais de 20 anos, contribuindo com hits como "Marvin" e "Não Vou Me Adaptar".
Após deixar os Titãs em 2002, o cantor consolidou a carreira solo e passou a se apresentar com a banda Os Infernais. Entre os maiores sucessos estão "All Star", "Relicário" e "Por Onde Andei", músicas que o tornaram um dos artistas mais respeitados da música brasileira. A lista de composições conta ainda com uma canção escrita em homenagem a Macapá.
Cantor JãoFoto: Hudson Rennan
Jão
Jão, nome artístico de João Vitor Romania Balbino, é um cantor e compositor brasileiro nascido em São Paulo. Ele começou a carreira publicando covers no YouTube, ganhando destaque com versões emocionantes de músicas populares. Seu talento chamou a atenção do público, o que o levou a lançar o primeiro EP, “Primeiro Acústico", em 2016.
Em 2018, lançou seu álbum de estreia, “Lobos”, consolidando-se como um dos novos nomes do pop brasileiro. O álbum foi bem recebido tanto pela crítica quanto pelo público, e sucessos como "Imaturo" e "Vou Morrer Sozinho" se tornaram grandes sucessos. Desde então, ele seguiu em uma ascendente carreira solo, lançando outros projetos de destaque, como “Anti-Herói” e “Pirata”.
Equinócio de Primavera
Como o próprio nome sugere, o Equinócio de Primavera representa o fim do inverno, estação anterior, e começo da primavera. Durante o fenômeno, o sol incide com maior intensidade na região equatorial da Terra, fazendo com que o dia e a noite tenham exatamente a mesma duração, de 12 horas cada.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL