Amapá Digital | Quinta-Feira, 07 de novembro de 2024.
Evento reuniu artistas amapaenses, estudantes e profissionais da música, no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, com show do Grupo Senzalas.
Músicas, melodias e muitas emoções marcaram o encerramento do 1º Festival Amazônia Eco Música 2024, promovido pelo Governo do Amapá, realizado no Centro de Educação Profissional de Música Walkíria Lima, em Macapá, neste sábado, 21 de setembro.
O diretor do Centro, Bruno George, destacou a importância histórica do festival para a instituição, que já conta com 72 anos de atuação.
“O festival foi um grande intercâmbio cultural, sociológico e musical. Recebemos mais de 25 convidados, entre professores, artistas e compositores, que compartilharam seus conhecimentos em oficinas e rodas de conversa, disseminando nossa cultura local e regional", afirmou Bruno.
A programação trouxe nomes de destaque, como Fátima Guedes, Trio Manari e Trio Corrente, além de abordar temas como Batuque, Marabaixo e ecologia, com a música como elo central.
O Grupo Senzalas, composto por Amadeu Cavalcante, Val Milhomem e Joãozinho Gomes, encerrou o festival com uma apresentação memorável, trazendo sucessos da música popular amapaense.
Joãozinho Gomes celebrou a participação, afirmando que o festival promoveu o intercâmbio entre artistas e estudantes, fortalecendo a música do Amapá.
“É uma honra fazer parte deste festival que promove o intercâmbio entre artistas e estudantes, fortalecendo a música do Amapá”, disse Joãozinho.
Amadeu Cavalcante elogiou a estrutura da escola e destacou a relevância de projetos como esse para a valorização da cultura local.
"A música e a cultura precisam ecoar, e eventos como este permitem que os talentosos estudantes participem de festividades que trazem grandes nomes e profissionais da música brasileira e regional", disse Amadeu.
A iniciativa, da Secretaria de Estado da Educação, com apoio da Secult, Seplan e Sebrae Amapá, reafirma o compromisso do Governo do Amapá com a cultura e educação musical. O festival contou com mais de 25 artistas e profissionais da música, entre professores, compositores e músicos renomados, que compartilharam seus conhecimentos em mais de 25 oficinas, enriquecendo tanto os participantes quanto o público presente.
Por Marcio Bezerra
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL