Amapá Digital | Quinta-Feira, 07 de novembro de 2024.
Atividades buscam combater a ociosidade, solidão e promove a saúde física e mental de idosos, em Macapá.
Um grupo de idosos participou, na quinta-feira, 10, da primeira aula do projeto “Quinta Feliz”, realizado pelo Governo do Amapá, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá. A iniciativa busca combater a ociosidade, a solidão e promover a saúde física e mental por meio de uma série de atividades voltadas para o entretenimento e interação social.
Com programação voltada para pessoas com mais de 60 anos, as inscrições são gratuitas no local, toda quinta-feira, a partir das 15h. As atividades, que incluem dança, jogos de dominó e xadrez, palestras, passeios culturais e atividades de leitura, são coordenadas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local toda quinta-feira, a partir das 15h - Foto: Jorge Junior/GEA
Entre as participantes, a professora Julieta Ataíde, de 68 anos, participou pela primeira vez do projeto. Ela contou que, apesar da idade, ainda se sente jovem e gosta de se manter ativa em sua rotina, praticando atividades e conhecendo pessoas novas.
Professora Julieta Ataíde, de 68 anos - Foto: Jorge Junior/GEA
“Cada pessoa aqui tem uma história de vida incrível. Estamos sempre conversando, compartilhando dicas e memórias. Isso fortalece os laços de amizade e cria um ambiente muito acolhedor. O envelhecimento pode ser um período difícil, especialmente quando sentimos que estamos sendo deixados de lado. Mas, aqui nós nos sentimos importantes, parte de algo maior”, pontuou Julieta.
A aposentada Maria Deolita, de 74 anos, é uma veterana no projeto ‘Quinta Feliz’, participando há 14 anos das atividades promovidas pela Sedel. Ela ressaltou com entusiasmo como o projeto se tornou parte essencial de sua rotina e de sua vida social.
A aposentada Maria Deolita, de 74 anos - Foto: Jorge Junior/GEA
“Participo dos projetos porque eu gosto, aproveito, saio, viajo e passeio, me aposentei para isso. Faz muito bem para minha saúde, me ajuda com o reumatismo, além de me manter praticando diversas atividades, além de fofocar com minhas amigas”, contou Maria.
O coordenador do projeto, Donielson Vidal, explicou que a ideia nasceu da necessidade de oferecer um espaço seguro e acolhedor para a população idosa, visando melhorar sua qualidade de vida por meio de atividades que promovem o bem-estar.
“O Quinta Feliz é uma ação que visa não apenas combater o sedentarismo, mas também cuidar da saúde emocional dos idosos, oferecendo momentos de lazer e socialização. O projeto será realizado semanalmente e vamos contribuir para o bem-estar físico e mental dos participantes, além de promover um envelhecimento mais ativo e saudável”, destacou Vidal.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL