Amapá Digital | Quarta-Feira, 06 de novembro de 2024.
Alinhado com Lula, partido espera compromisso com pautas econômicas e reforço de governabilidade; temas ideológicos devem ficar fora da agenda.
O Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu apoiar Davi Alcolumbre (União-AP) para a presidência do Senado em 2025, conforme confirmado pelo líder da sigla no Senado, Beto Faro (PT-PA). A decisão foi alinhada com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro Alexandre Padilha, da Secretaria de Relações Institucionais. Na próxima semana, Lula e Alcolumbre devem oficializar o apoio em um encontro com a bancada do PT.
Beto Faro afirmou que Alcolumbre se comprometeu a dar governabilidade ao governo Lula e priorizar pautas econômicas essenciais para o Executivo. Para Faro, Alcolumbre é um nome que contribuirá com a agenda de desenvolvimento econômico e ajudará a avançar em pautas como a reforma tributária e outras propostas de emenda à Constituição.
Em relação a temas ideológicos, Faro destacou que o PT sinalizou a Alcolumbre que questões como anistia a envolvidos nos ataques de 8 de janeiro e impeachment de ministros do STF não devem ser prioridades. Alcolumbre teria concordado com esse posicionamento, indicando que evitará a inclusão de tais temas na pauta.
Além disso, o PT espera ocupar espaço relevante nas comissões do Senado e possivelmente na mesa diretora. Faro também vê de forma positiva o apoio de partidos de oposição a Alcolumbre, como o PP e o PL, acreditando que uma gestão equilibrada beneficiará o diálogo entre as bancadas e evitará radicalizações.
Com informações/Valor Econômico
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL