"Circuito das Artes": Governo do Estado lança chamada pública para incentivar e promover a cultura no Amapá
Iniciativa beneficia pessoas físicas e jurídicas, microempreendedores individuais e agentes culturais. Inscrições gratuitas estão abertas até novembro de 2025.
O Governo do Amapá lançou o edital de chamada pública “Circuito das Artes”, para seleção de profissionais de arte e da cultura, que receberão apoio financeiro para se apresentarem em eventos públicos ao longo de 2025. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 28 de novembro.
Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, a iniciativa apoia os eventos culturais e artísticos, a fim de proporcionar visibilidade às produções culturais em diferentes contextos e esferas de atuação, como feiras, mercados, festivais e rodadas de negócios. Os fazedores de arte receberão apoio financeiro do Fundo Estadual de Cultura. O edital é inédito por trabalhar novos formatos de legislações da cultura e a forma de circulação dos artistas, sejam locais, nacionais ou internacionais.
Coordenador do Fundo Estadual de Cultura, Mauro Araújo - Foto: Arquivo pessoal/Mauro Araújo
“Reformulamos a regulamentação do Fundo com mecanismos de contratação mais facilitados. Faremos Termo de Execução Cultural com os artistas, com simplificação no processo de prestação de contas. Isso garante que os fazedores de arte possam se apresentar e receber sem muita demora e democracia. Com relação as duas linhas de apoio, o intuito do Governo do Estado é levar a cultura e a arte para todos os lugares viáveis, dentro e fora do Amapá”, frisou coordenador do Fundo Estadual de Cultura, Mauro Araújo.
O documento prevê apresentações de novos talentos e segmentos como povos originários, afro-amapaenses, LGBTQIAPN+, comunidades tradicionais de terreiro, gospel, capoeira e cultura popular. A seleção também agrega profissionais do artesanato, artes visuais, audiovisual, teatro, dança, circo, recreação, literatura, apresentadores e estilos musicais.
O intuito é que a cultura e as tradições do Amapá possam ser difundidas - Foto: Márcia do Carmo/GEA
O edital é composto por duas linhas de apoio: Circulação Local e Circulação Nacional e/ou Internacional, incentivando a difusão e intercâmbio cultural, visando desenvolver a circulação e a visibilidade das produções culturais em diferentes contextos e esferas de atuação, colaborando com a promoção do Estado do Amapá por meio da arte e da cultura.
A Circulação Local destina-se à realização de ações de agentes culturais do Amapá para compor programação artística e participação em eventos como feiras, mercados, apresentações, festivais e rodadas de negócios em todo território do Amapá. Já a Circulação Nacional ou Internacional é voltada para a realização de ações de agentes culturais do Amapá que ocorram em qualquer outro estado brasileiro ou no exterior do país.
Por Ana Anspach
Veja alguns trabalhos
Deixe seu Comentário