Amapá Digital | Domingo, 05 de janeiro de 2025.
Em fase de concretagem e montagem da estrutura metálica, o hospital contará com 212 leitos, cinco andares e tecnologia moderna, além de gerar empregos diretos e indiretos.
Nesta quinta-feira, 2, após visita nas instalações do atual prédio do Hospital de Emergências de Macapá, o governador do Amapá, Clécio Luís, com o vice-governador Teles Júnior e o senador Davi Alcolumbre, acompanhou o andamento das obras do Novo HE, uma das prioridades do Plano de Governo para solucionar os problemas crônicos da saúde pública no estado, oferecendo mais espaço e melhor infraestrutura.
Com investimentos articulados pelo senador Davi, a maior obra de saúde pública do estado terá cinco andares, mais de 15 mil metros quadrados e 212 leitos. A concretagem da base do edifício foi concluída com uma quantidade referente a 300 caminhões betoneira e a terceira laje do núcleo rígido está em andamento. A estrutura metálica é fabricada em cinco pontos da capital e os trabalhos são feitos com a maior grua do estado, com 45 metros de altura.
Governador Clécio Luís - Foto: Marcelo Loureiro/Divulgação
“Saímos do antigo Hospital de Emergências para acompanhar o andamento das obras do novo HE, que representa a concretização do sonho de toda a população amapaense. Esta é uma obra histórica, com 6 pavimentos, que utiliza tecnologia moderna tanto pelo tipo de material quanto pela forma construtiva. Este será um dos hospitais mais modernos do Brasil, ajudando a cumprir sua missão de salvar vidas”, destacou o governador Clécio Luís.
Estrutura metálica é fabricada em cinco pontos da cidade, por conta do volume da obra - Foto: Maksuel Martins/GEA
O senador Davi Alcolumbre destacou que o sonho de pelo menos seis décadas dos amapaenses, bem como do poder público, foi finalmente concretizado em seu mandato. Ele enfatizou a liderança no processo em Brasília e a conquista dos recursos necessários para viabilizar a maior obra de saúde pública já realizada no Amapá.
Senador Davi reforçou que a obra é um sonho de toda a população amapaense - Foto: Marcelo Loureiro/Divulgação
“Se Deus quiser, vamos entregar para o povo amapaense um hospital moderno e de referência, que não vai deixar nada a desejar em comparação com outras grandes obras de saúde pública no Brasil. Este hospital está sendo construído com o que há de mais moderno, garantindo à população um atendimento digno e de qualidade”, projetou Alcolumbre.
Núcleo Rigido já está construído até a terceira laje - Foto: Marcelo Loureiro/Divulgação
O vice-governador Teles Júnior ressaltou o impacto econômico dessa obra para o Amapá com investimentos em diversos setores da construção civil. Ele mencionou que fábricas já estão produzindo a estrutura metálica e que 250 empregos diretos estão sendo gerados.
“Após sua inauguração, o hospital contará com mais de 200 leitos e ampliará as oportunidades de emprego na área da saúde, com a contratação de médicos, enfermeiros e técnicos. Além disso, o mais importante é que ela vai melhorar o nosso sistema de saúde e oferecer mais qualidade de vida para toda a população”, enfatizou Teles Júnior.
Governador Clecio Luis, vice Teles Júnior e senador Davi Alcolumbre visitaram o novo HE - Foto: Maksuel Martins/GEA
Novo HE
Coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), as obras estão atualmente na fase de conclusão da armação do próximo pavimento do núcleo rígido e seguem um cronograma que prevê a montagem de mais de 200 toneladas de estrutura metálica até o final de janeiro de 2025. O projeto conta com investimentos articulados pelo senador Davi Alcolumbre, com contrapartida do Tesouro Estadual.
Grua utilizada para montagem das estruturas é maior do estadoFoto: Maksuel Martins/GEACerca de 250 empregos estão sendo gerados com a obraFoto: Marcelo Loureiro/DivulgaçãoEstrutura metálica conta com peças montadas e encaixadasFoto: Marcelo Loureiro/Divulgação
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL