Cultura

Governo do Amapá realiza jornada de plenárias nos 16 municípios para fortalecer rede e mecanismos de fomento cultural


Primeiro local a receber caravana foi Vitória do Jari. Momento contou com a presença de artistas e profissionais da arte para debater eixos temáticos.


O Governo do Amapá iniciou na quinta-feira, 16, a jornada de plenárias nos 16 municípios do estado para fortalecer a cultura em um sistema de redes, além de promover os mecanismos de fomento cultural. O primeiro local a receber a caravana foi Vitória do Jari, no extremo Sul.

As atividades são coordenadas pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Conselho Estadual de Política Cultural. O momento contou com a presença de artistas e fazedores de arte para debater eixos temáticos, como o Plano Estadual de Cultura, Sistema Municipal de Cultura e a Busca ativa da Política Nacional Aldir Blanc.

Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, Cirley Picanço

Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, Cirley Picanço

Foto: Aog Rocha/GEA

“Iremos em todos os municípios, fazendo reuniões com comunidades e gestores municipais para democratizar o acesso ao sistema de cultura. É uma ação fundamental para podermos, juntos, traçar os planos e projetos do nosso estado. Agradeço a presença de todos que compareceram neste primeiro dia”, destacou o presidente do Conselho Estadual de Política Cultural, Cirley Picanço.

O coordenador de Desenvolvimento Cultural da Secult, Paulo Rocha, exaltou a importância da participação popular na discussão dos eixos temáticos.

“A participação de todos os fazedores de cultura é importante, pois esse é mais um auxílio que prestamos aos municípios e também uma grande oportunidade para sanar dúvidas sobre os diversos editais disponíveis”, completou Rocha.

Coordenador de Desenvolvimento Cultural da Secult, Paulo Rocha

Coordenador de Desenvolvimento Cultural da Secult, Paulo Rocha

Foto: Aog Rocha/GEA

Após os debates dos eixos temáticos e suas validações, houve o retorno dos participantes para que cada categoria pudesse expor suas propostas. Entre as sugestões desenvolvidas pelos grupos e aprovadas para a Conferência Estadual, estão a implementação de políticas culturais de eventos na rotatividade do turismo cultural, além do fomento para a criação de eventos que promovam o intercâmbio cultural e municipal.

Ao final das votações e escolha das sugestões, 12 delegados foram escolhidos para a etapa da Conferência Setorial de Cultura do Amapá. Representante dos artesãos e uma das selecionadas, Samara Brígida comentou a importância de políticas culturais eficientes.

“Sou grata aos organizadores desse evento, pois é mais um marco na história dos fazedores de cultura. Tenho certeza que representarei bem nossa categoria de artesãos, e que faremos nosso município ser atendido à altura de suas necessidades”, destacou a artesã.

Samara Brígida foi eleita advogada e irá representar os artesãos de Vitória do Jari

Samara Brígida foi eleita advogada e irá representar os artesãos de Vitória do Jari

Foto: Aog Rocha/GEA

O próximo município a receber a visita da equipe será Laranjal do Jari, nesta sexta-feira, 17. A plenária também passará por terras indígenas e territórios quilombolas. As atividades encerram dia 8 de fevereiro, e dia 21 e 22 de fevereiro acontece, no teatro Municipal de Santana Silvio Romero, a 1ª Conferência Setorial de Cultura do Amapá, para concluir o Plano Estadual de Cultura.

Por Anselmo da Costa

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL