Dia do Amigo: psicóloga destaca a importância da amizade e explica como manter relações saudáveis


Data foi criada inspirada pela chegada do homem à lua em 1969; no Brasil, a celebração se popularizou nos anos 90


O Dia do Amigo é celebrado em 20 de julho. A data foi criada em Buenos Aires, na Argentina, pelo professor, músico e filósofo Enrique Ernesto Febbraro. A inspiração foi a chegada do homem à lua em 20 de julho de 1969. Febbraro, ao sugerir a celebração, defendeu que a conquista de chegar à lua também deveria ser considerada uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do planeta. Assim, em 1970, o Dia do Amigo foi comemorado pela primeira vez no mundo.   

 

No Brasil, a data ganhou força nos anos 90. Apesar de não ser uma data comercial e não estar relacionada a nenhum feriado. A psicóloga e professora do curso de Psicologia da Faculdade Fama Macapá, Donnera Arianne Bernardes Zhalouth, defende que é importante celebrar e cultivar as amizades. “O homem é um ser social. E é através das relações sociais, desde o seu nascimento, que se constitui enquanto sujeito. E quando falamos em amizade, nos referimos a uma pessoa ou grupo de pessoas em que estabelecemos uma relação de confiança, intimidade, reciprocidade, identificação, respeito”, pontua. 

 

A psicóloga destaca a importância da relação de amizade para a formação social do indivíduo, além de ser utilizada como estratégia para superação de situações diversas, como doenças, perdas, sem falar na promoção da sensação de satisfação, acolhimento e bem-estar.   

 

Cultivar boas amizades, de acordo com a psicóloga, é um processo de construção paulatina na busca de interesses, gostos em comum e ter reciprocidade. “É compreender que a relação precisa ser mútua. É ter a certeza de que, independentemente do momento, seja bom ou ruim, poderá contar com alguém que deseja o melhor para você. E que alguns momentos você será esse alguém para o outro”, ressalta.   

 

A profissional da saúde alerta que também é preciso tomar cuidado para que a amizade não se torne uma relação tóxica. “Como tudo na vida, na relação de amizade não é diferente, precisa-se de equilíbrio, limites. Falar hoje em relações tóxicas, seja de natureza amorosa ou amizade, é falar de uma relação que te traz danos, seja físico, material, psicológico. Ter uma relação saudável, é sinônimo de uma vida feliz, e não o contrário”, analisa.  

 

Outras celebrações   

Outras três datas celebram a amizade no Brasil. Apesar do dia 20 de julho ser o mais popular nos países da América, algumas pessoas no Brasil também comemoram a data em 18 de abril. Outra data também dedicada à amizade é 30 de julho. Isso porque em 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou durante a assembleia geral da organização o Dia Internacional da Amizade. O intuito da ONU é que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos possa inspirar esforços pela paz e construir ligações mais fortes entre comunidades. Mais recentemente, em 2016, o Facebook definiu o dia 4 de fevereiro como o Dia do Amigo. A data foi escolhida por Mark Zuckerberg por ser a data da criação do Facebook.   

 

 

Safira Pinho  

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO