SUDAM: REUNIÕES ITINERANTES PARA OUVIR  DEMANDAS E DIVULGAR INSTRUMENTOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PASSARÃO PELO AMAPÁ


Formada pela Superintendente, técnicos e gestores da Autarquia, a caravana percorrerá todos os estados da Amazônia Legal.


Receber diretamente dos estados as demandas e difundir informações sobre os instrumentos de desenvolvimento regional. É com esses objetivos que a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia - Sudam estará realizando o evento “Sudam nos Estados – Diálogos com quem promove o desenvolvimento regional na Amazônia”, um encontro com técnicos e gestores, que estará percorrendo as nove capitais da Amazônia Legal. No Amapá, a abertura do evento acontecerá no dia 20 de setembro às 9 horas, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião.

Órgão de planejamento e desenvolvimento regional que atua nos nove estados da Amazônia Legal (MA, PA, AP, RR, RO, AC, AM, MT, TO), a Sudam deseja coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da Superintendência.  Além disso, os dados vão subsidiar a elaboração das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte-FNO, do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia-FDA e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento includente e sustentável das localidades. 

Informações e propostas sobre a execução de convênios e projetos estratégicos que possam melhorar a qualidade de vida da população serão assunto central da rodada com os gestores estaduais. Os incentivos fiscais (benefícios tributários como isenção de impostos a empresas instaladas na Amazônia), ferramenta que gera emprego e renda,  também estarão no foco das discussões. Os gestores vão propor medidas conjuntas com federações da indústria, comércio, entre outros, para melhorar a performance dos incentivos, alcançando mais beneficiários.

Para a Superintendente da Sudam, Louise Caroline Campos Löw, levar os técnicos aos estados “é uma iniciativa mais que necessária, e ouvir quem está na ponta, trocando informações, torna nossos instrumentos  de promoção do desenvolvimento includente e sustentável mais factíveis. Conhecer e entender a realidade local faz toda a diferença”, comentou a gestora. 

Na oportunidade, a Autarquia também pretende apresentar os principais pontos do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia-PRDA 2020-2023, instrumento de planejamento do desenvolvimento regional que norteia as ações da Sudam e cujo principal objetivo é promover a redução das desigualdades regionais através da geração de emprego e renda, do crescimento econômico, da qualidade de vida e da internalização da riqueza regional. Para isso, o PRDA faz um diagnóstico da região e indica os programas e projetos necessários à transformação regional no curto, médio e longo prazos. Durante a estada em Macapá, os técnicos da Sudam pretendem ouvir as secretarias estaduais de Planejamento visando melhorar a carteira de projetos do PRDA. 
 

SERVIÇO

Abertura: 20 de setembro de 2021 às 9 horas.

Local: Macapá (AP), Salão Nobre do Palácio do Setentrião, localizado na Rua General Rondon, 259 - Centro.

Contato: Assessoria de Comunicação e Marketing Institucional - (91) 4008-54

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO