Dia de Finados: cemitérios públicos são liberados para visitações e homenagens


Entrada e permanência nos locais devem seguir normas sanitárias de prevenção à Covid-19.


Depois de quase dois anos com o acesso restrito por causa da pandemia do novo coronavírus, os cemitérios permitem visitantes no Dia de Finados, terça-feira, 2 de novembro. O acesso será monitorado pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana e deve respeitar os protocolos de combate à Covid-19. O uso de máscaras será obrigatório, assim como o distanciamento social.

Cerca de 100 mil pessoas são esperadas para os três cemitérios administrados pelo município: Nossa Senhora da Conceição, no Centro; São José, zona sul; e São Francisco, na zona norte. As celebrações religiosas nas capelas também serão permitidas, mas com número limitado de pessoas, de acordo com a capacidade de cada espaço, a fim de evitar aglomerações.

Segundo o Secretário Municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, as medidas de restrição e monitoramento ocorrem ainda por conta da pandemia, porém foi considerada a relevância da data e a importância das homenagens. “Muitas pessoas perderam entes queridos e não puderam participar dos velórios na fase mais grave da pandemia. Por isso, a prefeitura abriu o acesso aos cemitérios para que as homenagens sejam feitas”, explicou.

O secretário reforçou ainda que as pessoas dos grupos de risco, como idosos e crianças, devem evitar os cemitérios no Dia de Finados como medida de prevenção.

Esse ano a Prefeitura reativou os cruzeiros nos cemitérios para que as pessoas possam orar e acender velas para familiares e entes queridos falecidos.

  •  
  •  

Obras e Limpeza
Pequenos reparos nas sepulturas e outras obras só serão permitidas até 30 de outubro. Depois dessa data, poderão ocorrer somente as limpezas e visitações aos túmulos no feriado de Finados.

Até o fim de outubro, os cemitérios estarão limpos para receber visitantes. As equipes estão trabalhando desde o início do mês com capina, varrição, coleta de lixo e pintura de meios-fios estão sendo feitas na parte interna, calçadas e ruas nos arredores dos cemitérios.

Para evitar aglomeração não haverá recolhimento de material plástico no Dia de Finados. Por esse motivo, depois das homenagens, a família visitante ficará responsável por recolher o que for descartável às lixeiras.

Comércio ambulante
A Prefeitura de Macapá também permitiu o comércio ambulante de velas, flores, lanches e outros produtos. As barracas deverão ser montadas obedecendo o distanciamento de 2 metros, no mínimo, uma da outra.

O objetivo é garantir o trânsito de pedestres e a segurança sanitária, evitando aglomerações. Com essas medidas a Prefeitura quer possibilitar a geração de renda aos pequenos empreendedores da capital, que ano passado sofreram diretamente os impactos econômicos da pandemia.

 

Por Mônica Silva

     



    Deixe seu Comentário

     

    VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL VOLTAR A PÁGINA COTIDIANO