Amapá Digital | Quinta-Feira, 07 de novembro de 2024.
No Amapá, 31 escolas foram selecionadas para entrevistas sobre o uso das obras do PNLD. A consulta segue até o dia 14 de novembro.
O Ministério da Educação (MEC) enviou aos gestores escolares de todo o Brasil um e-mail com um questionário para entender como as redes públicas de ensino estão utilizando as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os diretores poderão responder à pesquisa até o dia 14 de novembro.
O objetivo do estudo é compreender como as obras estão contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e o impacto nas práticas pedagógicas diárias.
Além do link enviado por e-mail aos diretores escolares, o questionário também está disponível no site do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e por meio do QR Code abaixo.
Para complementar a pesquisa, estão sendo realizadas entrevistas amostrais em cada Estado da federação.
No Amapá, o Núcleo do Programa do Livro Didático (Nuprolid) é o responsável pela consulta e ouvirá professores do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, de 31 escolas previamente selecionadas, com o objetivo de colher informações sobre o uso prático dos materiais fornecidos pelo PNLD.
“A metodologia adotada envolve entrevistas individuais com esses docentes, conduzidas de forma presencial por quatro técnicos do Nuprolid: Delcimar Rocha, Jeanny Fabíola Bezerra, Renata Picanço e Rosimar Sousa”, informou Andréia de Nazaré, gerente do núcleo, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
A pesquisa foi elaborada em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD), e utilizará diferentes instrumentos para ouvir os vários atores dessa política educacional.
A ação conta com o apoio do Instituto Reúna, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e de coordenadorias do MEC.
Por Márcio Bezerra/ Com informações do MEC
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL