Educação

MEC avalia uso de material didático em escolas públicas com questionário nacional


No Amapá, 31 escolas foram selecionadas para entrevistas sobre o uso das obras do PNLD. A consulta segue até o dia 14 de novembro.


O Ministério da Educação (MEC) enviou aos gestores escolares de todo o Brasil um e-mail com um questionário para entender como as redes públicas de ensino estão utilizando as obras do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Os diretores poderão responder à pesquisa até o dia 14 de novembro.

O objetivo do estudo é compreender como as obras estão contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem e o impacto nas práticas pedagógicas diárias.

Além do link enviado por e-mail aos diretores escolares, o questionário também está disponível no site do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) e por meio do QR Code abaixo.

Para complementar a pesquisa, estão sendo realizadas entrevistas amostrais em cada Estado da federação.

No Amapá, o Núcleo do Programa do Livro Didático (Nuprolid) é o responsável pela consulta e ouvirá professores do ensino fundamental II, do 6º ao 9º ano, de 31 escolas previamente selecionadas, com o objetivo de colher informações sobre o uso prático dos materiais fornecidos pelo PNLD.

Andréia de Nazaré, gerente do Nuprolid.

“A metodologia adotada envolve entrevistas individuais com esses docentes, conduzidas de forma presencial por quatro técnicos do Nuprolid: Delcimar Rocha, Jeanny Fabíola Bezerra, Renata Picanço e Rosimar Sousa”, informou Andréia de Nazaré, gerente do núcleo, da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

A pesquisa foi elaborada em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD), e utilizará diferentes instrumentos para ouvir os vários atores dessa política educacional.

A ação conta com o apoio do Instituto Reúna, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e de coordenadorias do MEC.

Por Márcio Bezerra/ Com informações do MEC

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL