Carnaval 2025

Performances das escolas do Grupo Especial agitam o Festival de Samba de Enredo e Bateria, no Sambódromo de Macapá


As seis agremiações se apresentaram na noite desta segunda-feira, 3.


 Na noite desta segunda-feira, 3, o Sambódromo de Macapá, na avenida do samba, Ivaldo Veras, foi palco das apresentações das seis agremiações do Grupo Especial do carnaval amapaense, no Festival de Samba de Enredo e Bateria do Carnaval 2025. A programação é realizada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), com incentivo do Governo do Estado.

? Escolas dos grupos de Acesso e Especial encantam Festival de Samba de Enredo e Bateria, no Sambódromo de Macapá

Cada agremiação teve quatro passadas no festival para mostrar o samba de enredo no palco, com avaliações para os quesitos letra, melodia e arranjo. As baterias também tiveram a vez, e em três minutos de espetáculo foram julgados os critérios criatividade e arranjo.

Império da Zona Norte

Abrindo as apresentações das agremiações do Grupo de Especial, a Escola de Samba Império da Zona Norte chegou com o tema “Isaac e sua Alegria: um conto de amor na passarela da folia”, que contará a história de amor, superação e alegria, no desfile do dia 28 de fevereiro.

Foto: Israel Cardoso/GEA

Foto: Israel Cardoso/GEA

Boêmios do Laguinho

Uma das mais tradicionais do carnaval amapaense, a Associação Universidade de Samba Boêmios do Laguinho se apresentou com o enredo “Elogio da Loucura”, inspirado na obra homônima de Erasmo de Roterdã.

Com suas cores predominantes vermelho e branco, os instrumentos da bateria Pororoca entoaram os gritos de torcida dos simpatizantes da “Nação Negra”, como é conhecida a agremiação.

Foto: Sal Lima/GEA

Foto: Sal Lima/GEA

 

 

 

 

Piratas Estilizados

Também do bairro Laguinho, Piratas Estilizados, subiu ao palco com suas cores alaranjada, verde, preta e brancas trazendo o enredo “Da lenda de Iaçá ao sabor açaí que conquistou o mundo”, que narra a origem e a trajetória do fruto amazônico que se tornou símbolo da identidade cultural e gastronômica da região. 

A bateria Orquestra de Bambas agitou o público ao apresentar também os enredos "Xô preconceito queremos respeito", "Estilizados de alegria te convido a festejar" e "A Energia Que Conduz a Paixão Alaranjada”, mostrando todo o talento dos ritmistas nos instrumentos.

Foto: Sal Lima/GEA

Foto: Sal Lima/GEA

 

Maracatu da Favela

A tradicional escola de samba do bairro Santa Rita, a Grêmio Recreativo Escola de Samba Maracatu da Favela, trouxe o tema “Amazonizar: O Olhar do Poeta Joãozinho Gomes em Verde e Rosa”, que homenageia um dos maiores nomes da literatura e da música amazônica, cujo olhar sensível traduz a essência da Região em versos e canções.

Ao som da bateria Surfista, com as cores características verde, rosa e branco, conduziram e apresentaram em 3 minutos toda a maestria com o surdo, tamborim e repique que levaram os “Tricolores da Folia” ao êxtase.

Foto: Sal Lima/GEA

Foto: Sal Lima/GEA

Império do Povo

A campeã do Carnaval em 2024, a Associação Recreativa Escola de Samba Império do Povo, de Santana, apresentou o samba de enredo “Kusiwa – O Caminho Desenhado Sobre a Pele”, que aborda o grafismo indígena dos povos Wajãpi, único no mundo reconhecido como patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A bateria santanense trouxe outras cores além das suas características verde e branca, usaram vestimentas e acessórios que remetem aos povos originários, além de embalar o público ao entoar o verso “Ê Ê Kusiwa, Império do Povo é Força e Coragem”, de 2025.

Foto: Sal Lima/GEA

Foto: Sal Lima/GEA

Piratas da Batucada

A tradicional escola de samba do bairro do Trem, a Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada, mais conhecida como Piratão, campeã do carnaval 2024, trouxe em seu samba-enredo “A Realeza do Sertão: o cordel azul e dourado de quem fez deste torrão o seu reinado”, uma homenagem à cultura nordestina, seus personagens míticos e sua ligação com a história medieval europeia.   

A bateria Fúriosa, das cores amarela e azul, apresentou musicas que relembram o nordeste do Brasil, além do ritmo que misturou com o triângulo do forró com os surdos, caixa de guerra e chocalho, levando os fãs à loucura na sua apresentação.

Foto: Sal Lima/GEA

Foto: Sal Lima/GEA

Carnaval 2025

O Governo do Amapá repassou R$ 7,5 milhões para fomentar o Desfile das Escolas de Samba no Carnaval 2025, reforçando o compromisso com a valorização da cultura popular e o fortalecimento das tradições carnavalescas. O investimento, fruto de emenda articulada pelo senador Davi Alcolumbre, foi destinado à Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), que distribuiu o recurso para as 10 agremiações, divididas nos Grupos Especial e de Acesso.

Por Mikhael Santos

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL