Comunicação escrita descomplicada


Além de a escrita ser uma necessidade intrínseca a mim, compartilhar ideias, aprendizados e conhecimentos faz parte da minha essência.

É o que tem norteado esses 15 anos de profissão como jornalista, período no qual adquiri habilidades como redatora, editora e produtora de conteúdos; repórter; escritora e ghostwriter.

O fato de eu ter um blog pessoal (www.asabedoriadoalto.com) também tem a ver com isso, de compartilhar conhecimentos que eu acredito que irão fazer bem para outras pessoas.

Quem me permitiu resgatar esse conceito e me trazer de volta pra mim, foi as queridas Andréa Greco e Vera Natale por meio de um riquíssimo papo sobre comunicação escrita descomplicada.

Entre tantos insights que tive, o que mais me marcou foi:

"Escreva conteúdo pelo prazer de compartilhar o que você acredita que pode ajudar outras pessoas".

Como diz o autor Stephen King: “A escrita é para enriquecer a vida daqueles que leem seu trabalho, e também para enriquecer a sua vida”.

A conversa também me fez repensar a forma de me comunicar por escrito.

Com a chegada do home office, essa foi uma das formas de comunicação que se acentuaram nas relações de trabalho.

Os ensinamentos que elas trouxeram me fizeram decidir trazer o óbvio para o meu dia a dia e, lembrar que se relacionar por escrito pode gerar muito mais ruído na comunicação, já que a ausência do tom de voz, entre outros elementos da comunicação verbal, pode suscitar mil uma interpretações equivocadas.

Só me resta agradecer por este serviço de utilidade pública que elas prestaram, acredito que não só a mim, como também, a todos que acompanharam esse diálogo.

Segue o link para quem tiver interesse: https://bit.ly/3sldObz 


Maiara Pires

Maiara Pires

Jornalista; escritora; coautora dos livros "Como a PNL mudou minha vida" e "Mudança de Carreira", da Editora Leader; coordenadora do livro "A Hora da Verdade - O novo brotar", de autoria do Bispo Luciano Nascimento e Bispo Fábio Saraiva e autora do blog asabedoriadoalto.com. Aqui na coluna escrevo sobre comportamento, saúde mental, desenvolvimento humano, educação, comunicação e ensinamentos de Cristo.



O que achou deste artigo?