“Como se reinventar como jornalista e sobreviver nesta nova era”
Recebi esse e-mail, há pouco, convidando para um curso de Marketing Digital para jornalistas.
Antes mesmo de abrir o e-mail, tinha acabado de ler o artigo indicado na mensagem, por meio de um link no Twitter.
Li com um certo alívio de saber que existem profissionais da área se especializando e dispostos a ajudar a jornada de quem trabalhou, há anos, no mercado tradicional e precisa realmente se reinventar para se adequar às novas demandas.
Falo por experiência própria.
Há 15 anos atuando como jornalista produzindo conteúdo online e off-line, estou descobrindo coisas básicas que já vêm sendo praticadas há um tempinho e que eu estava “por fora”.
Há seis anos, tive contato com o Marketing Digital e, desde então, já vinha fazendo Marketing de Conteúdo e outras atividades relacionadas, mas não sabia que era um universo “paralelo” e abrangente no que se refere à produção de conteúdos.
Falo tudo isso para chamar a sua atenção – da área de comunicação ou não – a fim de que não tenha medo de colocar o pé no “desconhecido”.
Existem pessoas que estão aí dispostas a segurar na sua mão e te ajudar a “ir com medo mesmo”.
Muitas dessas pessoas se especializaram e criaram metodologias para te guiar no seu processo.
Várias delas são chamadas de mentoras. Já ouviu falar no termo “mentoria”?
Eu já tinha ouvido falar, mas nunca tinha experimentado até conhecer a Carla Pereira Molina que tem sido minha mentora nessa jornada de descobertas. Ela abriu uma consultoria para ajudar redatoras.
Falando desse assunto eu me lembro logo do Fernando Fantine que também é mentor, mas na área de vendas, e Dalmo Marins, MSc, na área de liderança.
Cito eles para exemplificar que existem mentores nas mais diversas áreas para guiar e ajudar cada profissional no seu processo.
E você? Já teve ou tem algum (a) mentor (a)? O que acha da ideia?