Notice: Undefined property: stdClass::$link_artigo in /home/u821773817/domains/amapadigital.net/public_html/novo/artigo_articulista_view.php on line 79

Linguagem técnica ou simples; como chegar num meio termo na comunicação institucional


Você que trabalha na Ascom da firma e tem dificuldade de transformar a linguagem técnica dos gestores numa linguagem simples, saiba que não está só no mundo. Estamos juntos nessa e tenho algumas sugestões para minimizar este conflito:

1) Quando não estiver entendendo o que os gestores ou técnicos estiverem falando, gentilmente, peça para explicarem como se estivessem falando com uma criança ou com uma pessoa que nunca ouviu falar daquele assunto e que não tenha nenhum grau de instrução;

2) Pergunte: “se pudesse resumir numa frase o benefício ou a importância dessa pauta para a sociedade (ou público-alvo), que frase seria essa?” Ela pode ser a base para o título do seu conteúdo.

3) Pergunte: “se pudesse resumir num parágrafo o benefício ou a importância dessa pauta para a sociedade (ou público-alvo), o que você destacaria?” Ele pode ser a base para o seu lide. 

Digo isso porque sei que esse é um dos principais - senão o maior - desafio e até motivo de conflito entre a área de comunicação e os departamentos técnicos. 

Se substituirmos determinada palavra por um sinônimo mais simples, irão dizer que estamos distorcendo o sentido da informação. E, assim, entramos num impasse sobre como comunicar aquela agenda ou pauta. 

Para pensarmos juntos sobre os desafios da comunicação institucional, criei um guia para assessores de imprensa, produtores de conteúdo e redatores que trabalham ou pretendem atuar na área.

Com tópicos sobre estilo, redação, produção de conteúdo, relacionamento com a imprensa, registro fotográfico e conteúdo nas mídias sociais, o guia reúne os desafios básicos da profissão e orientações sobre o que fazer em cada etapa.

Aguarde!


Maiara Pires

Maiara Pires

Jornalista; escritora; coautora dos livros "Como a PNL mudou minha vida" e "Mudança de Carreira", da Editora Leader; coordenadora do livro "A Hora da Verdade - O novo brotar", de autoria do Bispo Luciano Nascimento e Bispo Fábio Saraiva e autora do blog asabedoriadoalto.com. Aqui na coluna escrevo sobre comportamento, saúde mental, desenvolvimento humano, educação, comunicação e ensinamentos de Cristo.



O que achou deste artigo?