"A música como alternativa de pausa"
Mais um workshop para colocar a nossa "máquina" em manutenção e ampliar as possibilidades de utilização da música no dia a dia.
Além do sinônimo de harmonia e elevação do espírito, depois do workshop a música ganhou para mim um novo significado: conexão.
Não vou conseguir descrever como e o que foi essa conexão experimentada junto com outras mulheres que, assim como eu, se permitiram viver esse momento de pausa - tão importante na nossa rotina.
O que posso fazer é deixar para você responder uma pergunta que foi feita numa analogia da música com a vida:
"Que lugar você ocuparia numa orquestra?"
Para complementar, trago o que a psicóloga Juliana Castro relacionou a respeito de um músico iniciante, o qual, nem sempre percebe que está desafinado ou tocando fora do compasso. Muitas vezes, ele precisa que alguém o aponte.
Na orquestra da vida, esse alguém pode ser várias coisas como o corpo, por exemplo, avisando por meio de sintomas que alguma coisa precisa ser ajustada.
De tudo o que foi exposto no evento, saí de lá com a seguinte lição:
"Faça o que é possível, crie novos arranjos"
O workshop faz parte do Programa Pausa, idealizado pela Juliana como forma de introduzir (e como fazer isso) pequenas pausas na nossa rotina.
Toda vez que eu participo de eventos como esse, saio com a sensação de "ainda bem que eu participei" ou de "que bom que eu puxei o freio de mão".
Só me resta agradecer por essa preciosidade de programa que ela criou para nos ajudar a sair do automático e viver de maneira mais consciente - e com tempo que a gente acha que não tem - para ajustar a rota.
E por aí? Como é a sua relação com a música?