Pra você, o que é um comunicador competente?

Pra você, o que é um comunicador competente?


Numa dinâmica de grupo durante um curso de comunicação pessoal fiz um exercício muito legal com a utilização de ícones sobre como me enxergo como comunicadora e como defino um comunicador competente.

Eis o resultado:

? Me vejo como um ? (ícone de conexão de wi-fi) não no sentido de estar conectada na internet, mas de captar informações seja numa conversa que tenho, numa palestra ou filme que assisto entre outros meios por onde consumo conteúdos. Eu capto o que aprendo e considero interessante para compartilhar com quem também pode se beneficiar com aquela informação (como estou fazendo agora, inclusive ?)

? Vejo um comunicador competente como ? (ícone de música/nota musical), cuja letra e melodia são agradáveis aos ouvidos, ou seja, a forma (tom de voz/ritmo) e conteúdo (o que se fala) não são agressivos, mas assertivos (um dia eu chego nesse nível ?)

? Considero como principais habilidades de um bom comunicador a atenção plena, a escuta ativa ? e a visão ?:

- Atenção plena para que a pessoa esteja presente numa comunicação e não com a cabeça "voando" sem atentar para o que estão dizendo a ela;

- a escuta ativa está diretamente ligada à atenção plena, pois quantas vezes eu paro na frente de alguém e começo a explicar algo ou buscar entender alguma coisa e é nítido que não estou sendo ouvida;

- com esses dois primeiros pontos muito bem aplicados, o bom comunicador consegue ter uma visão do todo sobre o que foi conversado/comunicado e proporcionar uma troca satisfatória para ambos.

Foi um exercício muito interessante de fazer, pois me trouxe clareza sobre onde eu preciso melhorar a minha comunicação.

E você, quer experimentar?

Conta nos comentários como você se vê enquanto comunicador (a); como define um comunicador competente e que habilidades principais você considera que um comunicador deve ter?

Valendo!


Maiara Pires

Maiara Pires

Jornalista, escritora e ghostwriter. Ajudo você a compartilhar com o mundo suas ideias por meio da escrita. Saiba mais: https://conecta.bio/maiarapires



O que achou deste artigo?