O que faz uma equipe dar tão certo?
Em continuação ao post anterior sobre insights trazidos pela treinadora executiva Renata Nigri a respeito de aspectos da comunicação no estilo assertivo para a consolidação de equipes fortes e engajadas, seguem outros, dessa vez, sobre o bom senso numa relação de conflito:
Para trabalhar num mundo que precisa de colaboração e aprender a lidar com a diversidade também é preciso se despir da vaidade e desapegar da própria ideia, do certo e do errado e dar lugar ao bom senso, à ética, à justiça e à inclusão de novos conceitos.
Aprenda a posicionar seus pontos de vista de forma direta, objetiva, clara e respeitosa.
Quando você os expressa, está implícito que é a sua visão de mundo e que existem outras e tudo bem. Isso é elegante, respeitoso e assertivo.
Existem muitas faces de um ponto. Conseguimos enxergar perspectivas diferentes a partir das nossas próprias experiências, dos conhecimentos que nos trouxeram até aqui ou do conjunto de conhecimentos e experiências que o outro passou.
Por mais especialistas que formos em determinado assunto, tem sempre algo novo a aprender com o ponto de vista do outro porque ele teve uma vivência que é só dele. É a partir do seu olhar que conseguimos ir além e isso é incrível. Isso conecta.
É como se o outro pegasse na sua mão e lhe mostrasse a vista que ele está tendo e que você não conseguia enxergar do seu lugar. Isso requer flexibilidade.
Não significa, porém, que você precisa concordar com uma opinião divergente. Você pode continuar com a sua e respeitar a do outro.
___
O próximo e último texto sobre essa sequência trará pontos sobre que competências desenvolver na liderança para fazer as pessoas se entenderem e trabalhar o engajamento nas equipes. Até lá!